Meteorologia

  • 15 NOVEMBER 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

UE ao lado de decisões da CEDEAO mas não pondera sanções para já

A Comissão Europeia insistiu hoje que está ao lado das decisões da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) contra o Níger por causa do golpe militar, mas não estão previstas sanções europeias para já.

UE ao lado de decisões da CEDEAO mas não pondera sanções para já
Notícias ao Minuto

13:03 - 10/08/23 por Lusa

Mundo Níger

"Dissemos desde o primeiro momento que apoiamos as decisões e ações da CEDEAO e assim será", sustentou o porta-voz da Comissão Europeia para os Negócios Estrangeiros Peter Stano, em conferência de imprensa, em Bruxelas.

Na primeira reação ao golpe militar em Niamey, em 26 de julho, que depôs o Presidente Mohamed Bazoum, o chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell, condenou a ação dos militares nigerinos e advertiu que a adoção de sanções pela organização da África Ocidental poderia ser acompanhada por uma decisão semelhante pela União Europeia (UE).

Contudo, Peter Stano não referiu a hipótese de sancionar o Níger e também não está prevista uma reunião extraordinária dos 27 para discutir o assunto.

Os ministros dos Negócios Estrangeiros da UE reúnem-se no dia 31 de agosto em Toledo, numa reunião ordinária organizada pela presidência espanhola do Conselho da UE.

O líder do autodenominado Conselho Nacional para a Salvaguarda da Pátria (CNSP), o general Abdourahamane Tiani, assinou um decreto com a composição dos membros do novo Governo divulgado esta madrugada pela agência pública de notícias ANP.

O novo Governo é chefiado pelo economista e antigo ministro Mahamane Lamine Zeine, nomeado na segunda-feira, que terá também as pastas da Economia e das Finanças.

A nomeação do Governo provisório ocorre poucas horas antes de uma reunião importante dos líderes da CEDEAO, em Abuja, Nigéria, para analisar a situação no Níger, depois de ter expirado, no passado domingo, o ultimato dado pelo bloco regional aos líderes golpistas para restabelecerem a ordem constitucional, sob a ameaça de uma possível ação militar.

Leia Também: Cinco soldados mortos em suposto ataque terrorista em Níger

Recomendados para si

;
Campo obrigatório