Meteorologia

  • 19 SEPTEMBER 2024
Tempo
17º
MIN 17º MÁX 26º

Venezuela envia 500 militares para combater grupos criminosos no Amazonas

A Venezuela enviou mais de 500 mil soldados para o sul do país, para a região do Alto Orinoco, no estado do Amazonas, para combater grupos criminosos que violam as leis ambientais.

Venezuela envia 500 militares para combater grupos criminosos no Amazonas
Notícias ao Minuto

07:39 - 17/08/23 por Lusa

Mundo Venezuela

O anúncio foi feito na quarta-feira pelo Comandante Estratégico Operacional das Forças Armadas Bolivarianas da Venezuela (FANB), general-chefe Domingo Lárez.

"Mais de 500 efetivos das FANB estão a deslocar-se para o Alto Orinoco para lutar pela integridade territorial e soberania nacional, contra grupos criminosos que atacam o meio ambiente", anunciou Lárez.

Numa publicação na rede social X (antigo Twitter), o general sublinhou que "a proteção ambiental é tarefa de todos, é um dever e um direito constitucional".

Por outro lado, Lárez explicou que as FANB continuam "a evacuar os mineiros ilegais do Parque Nacional Yapacana, desmantelando habitações ilegais e destruindo equipamentos que são predatórios para o ambiente".

"Nenhum interesse privado está acima dos interesses do Estado e dos direitos da natureza", frisou o militar.

Lárez anunciou ainda que, no âmbito de uma operação, militares venezuelanos localizaram, em Anzoátegui, 500 quilómetros a leste de Caracas, "num armazém em estado de abandono, 180 sacos com 9.000 mil quilogramas de ureia".

"Estas substâncias químicas têm o potencial de serem utilizadas como substâncias precursoras para a produção de drogas ilícitas", precisou o general.

Lárez disse que "o Estado venezuelano luta diariamente contra o tráfico ilegal de substâncias psicotrópicas e estupefacientes".

Segundo a imprensa local, foram identificados integrantes de organizações criminosas e grupos armados e guerrilheiros no estado venezuelano de Amazonas.

Estes grupos usam a região como rota de tráfico de drogas, ouro e armas.

Leia Também: Decisão sobre petróleo em frente ao Amazonas no Brasil será técnica

Recomendados para si

;
Campo obrigatório