Irão apresenta novo 'drone' com alcance de 2.000 quilómetros

As autoridades iranianas apresentaram hoje um novo 'drone', indicando que tem um raio de alcance de 2.000 quilómetros, pode permanecer no ar por 24 horas e transportar vários tipos de armamentos.

Notícia

© Lusa

Lusa
22/08/2023 13:35 ‧ 22/08/2023 por Lusa

Mundo

Irão

O novo 'drone' [aparelho aéreo não tripulado] foi apresentado durante a cerimónia do Dia da Indústria de Defesa, na presença do Presidente iraniano, Ebrahim Raisi, informou a agência de notícias iraniana Fars, ligada à Guarda Revolucionária.

O Mohajer-10 - que significa Migrante - tem um raio de alcance de 2.000 quilómetros, pode voar a uma velocidade máxima de 210 quilómetros por hora, permanecer 24 horas no ar e transportar até 300 quilos de carga, segundo as autoridades iranianas.

Além disso, possui sistemas de "guerra eletrónica" e sistemas de "inteligência", além de capacidade para transportar todos os tipos de munições e bombas", referiu a agência Fars.

A apresentação do novo armamento contou ainda com a presença do ministro da Defesa, brigadeiro-general Mohamad Reza Qarai Ashtiani, e de outros altos funcionários das Forças Armadas do país.

"Espero que o esforço de todos nós expanda a grandeza, a honra e o poder do país", disse Raisi, de acordo com a agência de notícias iraniana Tasnim.

Na cerimónia também foi apresentada uma nova bomba teleguiada, "Arman 1", sobre a qual não foram fornecidos mais detalhes.

O Irão possui uma desenvolvida indústria de fabrico de 'drones kamikaze'. Em abril passado, foi testado com sucesso o 'drone' Me'raj-532, com um alcance de 450 quilómetros, a uma altura de 12.000 pés e voar durante três horas.

Os países ocidentais denunciaram que o Irão vendeu 'drones kamikaze' Shahed-136/131 à Rússia para serem utilizados na guerra na Ucrânia, algo que Teerão nega.

Em resposta à venda destes 'drones', a União Europeia (UE), os Estados Unidos e o Reino Unido sancionaram indivíduos e empresas ligadas à produção destes aparelhos aéreos não tripulados iranianos.

Leia Também: Israel acusa Irão de promover violência na Cisjordânia Ocupada

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas