Putin no funeral de Prigozhin? Kremlin fala em "agenda muito preenchida"

O Kremlin não quis confirmar a presença do presidente russo.

Notícia

© Contributor/Getty Images

Notícias ao Minuto
25/08/2023 14:46 ‧ 25/08/2023 por Notícias ao Minuto

Mundo

Guerra na Ucrânia

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, não quis confirmar se o presidente da Rússia, Vladimir Putin, estaria presente no funeral do líder do Grupo Wagner, Yevgeny Prigozhin, que terá morrido num acidente de avião, na quarta-feira.

Aos jornalistas, citado pela agência de notícias Reuters, Peskov afirmou que o presidente Putin tinha "uma agenda muito preenchida" e que não era possível confirmar a presença.

Na mesma conferência, o responsável negou que o Kremlin tenha tido qualquer envolvimento na presumível morte de Prigozhin, que aconteceu dois meses após uma rebelião falhada contra o Ministério da Defesa. 

"Trata-se de uma mentira absoluta", respondeu o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, quando questionado sobre as insinuações de líderes ocidentais de que a Presidência russa teria ordenado o assassinato de Prigozhin.

Yevgeny Prigozhin, de 62 anos, estaria na lista de passageiros de um avião do Grupo Wagner que caiu na quarta-feira, durante um voo entre Moscovo e São Petersburgo, e levou à morte de todas as 10 pessoas a bordo.

As autoridades russas até agora não avançaram quaisquer causas que expliquem a queda do jato privado Embraer Legacy que, segundo as autoridades de aviação civil russas, além de Prigozhin, transportava outros responsáveis do grupo Wagner, incluindo o fundador Dmitri Utkin.

Na quinta-feira, o presidente russo, Vladimir Putin, enviou condolências às pessoas próximas do líder do Grupo Wagner e dos outros ocupantes do avião, e prometeu um inquérito "até ao fim".

Na sua primeira reação após a queda do jato privado, Putin referiu-se a Prigozhin como um homem "talentoso" e "com um destino complicado, que cometeu erros graves na vida, mas que obteve os resultados que precisava".

Leia Também: Prigozhin, "uma grande perda" que "não quis ver o quadro completo"

Partilhe a notícia


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas