É muito provável que já tenha visto a cara de Guy Goma, sem nunca saber o seu nome ou a sua história. Mas, agora, depois de se tornar numa das caras mais reconhecidas da história inicial do Youtube, Goma quer finalmente ser pago pelo seu reconhecimento.
Corria o ano de 2006 quando Goma, natural da República do Congo, se deslocou à BBC em Londres para uma entrevista de emprego na divisão de informática. O homem foi colocado num estúdio e, para a sua enorme confusão, começou a ser entrevistado sobre direitos de autor e a indústria musical na era digital.
Guy Goma (que a produção confundiu com o especialista Guy Kewney, que assistiu confuso à entrevista na sala de espera) conhecia o suficiente sobre o tópico para dar uma resposta aceitável, antes da entrevista ser concluída. Mas o primeiro passo rumo à fama foi dado e o especialista passou a ser o rosto de uma das maiores e mais engraçadas gafes da história de todo o jornalismo televisivo.
Dezassete anos depois desse momento, Goma reclama agora que a sua imagem continua a ser usada pela BBC, em antena e nas redes sociais, sem ter sido pago uma única vez pela sua imagem - que, recorde-se, foi gravada sem sequer saber que estava em direto para milhões de telespetadores. Numa entrevista ao podcast Accidental Celebrities, o homem disse que vai a tribunal por causa do "dinheiro que fizeram com a entrevista" e por não ter recebido "um centavo".
"Estão a usar [o clipe de vídeo] há 20 anos sem me pagarem um cêntimo. Vejo que pagam milhões às pessoas aqui e ali, e aquele clipe tornou-os mais ricos", queixou-se.
Acrescentou ainda que está a ponderar escrever um livro sobre o caso, intitulado 'O homem errado'.
Guy Goma recordou novamente a história desse dia, relatando que ficou surpreendido quando entrou no edifício para uma entrevista de emprego e o encaminharam para a zona de maquilhagem. Após a entrevista, Goma disse à BBC que era a "pessoa errada", mas não ouviu da emissora durante uma semana.
Depois de sair do estúdio, o congolês foi então à sua entrevista de emprego. Durou dez minutos e não foi aceite.
Na sequência do incidente insólito, Goma tornou-se famoso em todo o mundo e especialmente no Reino Unido, onde passou o ano a aparecer em programas de 'talk show' e outros noticiários. O Channel 4 até realizou uma entrevista irónica com Guy Goma, apresentando-o como um cidadão venezuelano, advogado e médico e pedindo-lhe uma opinião sobre Hugo Chávez.
Há ainda uma nota curiosa daquele dia 8 de maio de 2006: apesar de desconhecer o tópico da entrevista, Goma previu que a internet se tornasse no principal meio para fazer o download, e que a indústria musical passasse a dar prioridade ao digital.
Leia Também: BBC pede desculpas por pergunta "perigosa" a jogadora marroquina