Desde abril que o Azerbaijão bloqueia o corredor de Latchine, a única estrada que liga a Arménia ao enclave de Nagorno-Karabakh, por "razões de segurança".
Em comunicado, o porta-voz do Departamento de Estado declarou estar "particularmente preocupado com a deterioração da situação humanitária" na região.
"Reiteramos o nosso pedido de reabertura imediata do corredor de Latchine para a passagem de ajuda humanitária, bens e pessoas", disse Matthew Miller.
Miller apelou aos responsáveis de ambas as partes para que cheguem a um acordo "sem demora sobre a forma de fazer passar os bens de primeira necessidade".
Perante as críticas internacionais, o Azerbaijão afirma que o corredor de Latchine não está fechado aos civis.
Baku denunciou hoje a "ingerência direta" de França e convocou o seu embaixador, após o envio para o território de um comboio humanitário acompanhado por eleitos franceses.
Os dois países do Cáucaso disputam o território de Nagorno-Karabakh desde o final dos anos 80, tendo já havido duas guerras, a última em 2020, que terminou com a derrota das forças arménias e importantes ganhos territoriais para o Azerbaijão.
Este território montanhoso é predominantemente habitado por arménios, mas é reconhecido internacionalmente como parte do Azerbaijão.
Leia Também: Arménia e Azerbaijão trocam acusações sobre crise em Nagorno-Karabakh