EUA pedem que Azerbaijão autorize a entrada de ajuda em Nagorno-Karabakh

Os Estados Unidos instaram hoje o Azerbaijão a autorizar imediatamente a entrada de ajuda humanitária em Nagorno-Karabakh, território de população maioritariamente arménia onde Baku bloqueia a única estrada de acesso.

Notícia

© Marut Vanyan/picture alliance via Getty Images

Lusa
01/09/2023 07:10 ‧ 01/09/2023 por Lusa

Mundo

EUA

Desde abril que o Azerbaijão bloqueia o corredor de Latchine, a única estrada que liga a Arménia ao enclave de Nagorno-Karabakh, por "razões de segurança".

Em comunicado, o porta-voz do Departamento de Estado declarou estar "particularmente preocupado com a deterioração da situação humanitária" na região.

"Reiteramos o nosso pedido de reabertura imediata do corredor de Latchine para a passagem de ajuda humanitária, bens e pessoas", disse Matthew Miller.

Miller apelou aos responsáveis de ambas as partes para que cheguem a um acordo "sem demora sobre a forma de fazer passar os bens de primeira necessidade".

Perante as críticas internacionais, o Azerbaijão afirma que o corredor de Latchine não está fechado aos civis.

Baku denunciou hoje a "ingerência direta" de França e convocou o seu embaixador, após o envio para o território de um comboio humanitário acompanhado por eleitos franceses.

Os dois países do Cáucaso disputam o território de Nagorno-Karabakh desde o final dos anos 80, tendo já havido duas guerras, a última em 2020, que terminou com a derrota das forças arménias e importantes ganhos territoriais para o Azerbaijão.

Este território montanhoso é predominantemente habitado por arménios, mas é reconhecido internacionalmente como parte do Azerbaijão.

Leia Também: Arménia e Azerbaijão trocam acusações sobre crise em Nagorno-Karabakh

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas