Israel acusa Irão de construir aeroporto no Líbano "para fim terrorista"

O ministro da Defesa de Israel acusou hoje o Irão de estar a construir um aeroporto no Líbano, a cerca de 20 quilómetros da fronteira com o estado judeu, para o utilizar "para fins terroristas".

Notícia

© Lev Radin/Pacific Press/LightRocket via Getty Images

Lusa
11/09/2023 22:02 ‧ 11/09/2023 por Lusa

Mundo

Irão

Yoav Gallant revelou informações e fotos do complexo aeroportuário durante o seu discurso na conferência anual do Instituto de Política Antiterrorismo da Universidade Reichman, em Herzliya.

O governante explicou que a instalação fica na zona montanhosa de Qalat Jabour.

"A terra é libanesa, o controlo é iraniano e o objetivo é Israel", alertou Gallant, garantindo que, em caso de um conflito, o seu governo "não hesitará em ativar a força letal do Exército israelita".

"O Hezbollah e o Líbano pagarão um preço alto e caro", frisou.

O Irão tem uma extensa rede de influência no Líbano através de seu principal aliado, a milícia xiita libanesa Hezbollah, que em 2006 travou uma forte guerra que durou cerca de um mês contra Israel e até hoje controla grandes áreas do sul do país árabe.

Por sua vez, as tensões entre Israel e o Hezbollah aumentaram nos últimos meses na sua zona de fronteira, o que levantou receios de que possa haver outra guerra na região entre ambas as partes.

Por outro lado, Israel vê o Irão como uma ameaça existencial e há anos que trava uma guerra secreta contra a república islâmica.

O estado judeu é responsabilizado por ataques com bombas contra postos iranianos ou suas milícias aliadas na Síria, assassinatos de altos funcionários militares ou científicos persas e sabotagem de instalações nucleares iranianas.

Israel também se opõe fortemente a qualquer acordo nuclear com Teerão.

Leia Também: Israel acusada de matar menores palestinianos impunemente na Cisjordânia

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas