Um jovem belga de 20 anos morreu depois de comer uma refeição de esparguete à bolonhesa que deixara fora do frigorifico durante vários dias.
AJ, de 20 anos, terá deixado os restos do jantar, guardados no seu quarto, à temperatura ambiente. Dias depois, decidiu comer o resto da refeição, sendo que cerca de 10 horas depois começou a queixar-se de fortes dores de cabeça e barriga.
Ao invés de procurar ajuda médica, e porque já era de noite, o jovem decidiu deitar-se e tentar dormir. Foi encontrado sem vida, na sua cama, na manhã seguinte, refere o The Mirror.
O jovem foi encontrado pelos pais que ao saberem que este tinha faltado às aulas decidiram ir procurá-lo ao seu quarto.
A autópsia ao seu corpo revelam que AJ morreu pelas 4h da madrugada, vítima de uma necrose hepática e pancreatite aguda.
O caso, ocorrido em outubro de 2018, foi partilhado no Journal of Clinical Microbiology e nele explica-se que foi encontrado no organismo do jovem, um conhecido agente patogénico de origem alimentar - o 'Bacillus cereus' - que produz toxinas.
Amostras das sobras da comida do estudante, enviadas ao Laboratório Nacional de Referência para Surtos de Origem Alimentar (NRLFO) para análise, também revelaram uma presença significativa de B. cereus.
Embora o 'B. cereus' esteja associado principalmente a intoxicações alimentares, é cada vez mais referido como causa de infecções graves e potencialmente fatais, de acordo com a Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA.
Leia Também: Homem de 67 anos morre afogado em barragem em Alcácer do Sal