Meteorologia

  • 14 NOVEMBER 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 17º

"Guerra na Ucrânia nunca teria acontecido se eu estivesse na presidência"

As palavras são do antigo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

"Guerra na Ucrânia nunca teria acontecido se eu estivesse na presidência"

Getty Images

Notícias ao Minuto

23:00 - 16/09/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Donald Trump

O antigo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou, na sexta-feira, que a invasão da Rússia na Ucrânia não teria acontecido caso estivesse no poder.

"Pouco depois de ganhar a presidência, terei resolvido a horrível guerra entre a Rússia e a Ucrânia. Nunca teria acontecido se eu lá estivesse", referiu Trump, citado pela CNN Internacional, ao discursar na Cimeira Nacional da Concerned Women for America, em Washington DC.

O antigo presidente dos EUA disse ainda que "costumava falar com Putin [presidente da Rússia] sobre isso", alegando que lhe disse para não o fazer [invadir a Ucrânia].

"Assim que saí, começaram a formar-se, e tivemos o desastre do Afeganistão, que penso ter sido o momento mais embaraçoso da história do nosso país", acrescentou.

A ofensiva militar lançada a 24 de fevereiro de 2022 pela Rússia na Ucrânia causou, de acordo com os mais recentes dados da ONU, a pior crise de refugiados na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

A invasão russa - justificada pelo Presidente russo, Vladimir Putin, com a necessidade de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia - foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que tem respondido com envio de armamento para a Ucrânia e imposição à Rússia de sanções políticas e económicas.

Leia Também: "Faremos o que for preciso para fazer frente a Putin e apoiar a Ucrânia"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório