Face às notícias que têm dado conta do seu estado de saúde, o líder da república russa da Chechénia, Ramzan Kadyrov, surgiu, este domingo, num novo vídeo, tendo aconselhado “todos os que não conseguem distinguir a verdade das mentiras na Internet” a dar “um passeio”.
“Aconselho vivamente todos os que não conseguem distinguir a verdade das mentiras na Internet a que deem um passeio ao ar livre e coloquem os pensamentos em ordem. A chuva é maravilhosamente revigorante”, escreveu, na publicação da rede social Telegram que acompanhou dois vídeos do líder de 46 anos, sorridente, ao ar livre.
À chuva, o aliado do Kremlin terá também apelado a que a população “faça desporto”, em russo.
Ainda que não seja possível apurar quando é que as imagens foram gravadas, a verdade é que estas surgiram depois dos relatos de que Kadyrov se encontrava em coma e em estado crítico.
De notar que o ‘homem forte’ do presidente russo, Vladimir Putin, tem sido um dos maiores apoiantes da ofensiva de Moscovo na Ucrânia, tendo mobilizado tropas para lutar ao lado das forças russas.
Lançada a 24 de fevereiro, a ofensiva militar russa na Ucrânia já provocou a fuga de mais de 14,6 milhões de pessoas, segundo os dados mais recentes da ONU, que classifica esta crise de refugiados como a pior na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).
A entidade confirmou ainda que já morreram mais de 9.614 civis desde o início da guerra e 27.149 ficaram feridos, sublinhando, contudo, que estes números estão muito aquém dos reais.
Leia Também: Líder checheno está em estado crítico, revela Defesa da Ucrânia