A União Europeia (UE) disponibilizou hoje uma verba de 454,8 milhões de euros de uma reserva orçamental para ajudar a Roménia, Itália e Turquia após catástrofes naturais terem atingido gravemente estes três países.
O Conselho da UE atribuiu, da Reserva para a Solidariedade e as Ajudas de Emergência inscritas no seu orçamento para 2023 para a rubrica orçamental operacional do Fundo de Solidariedade da UE, uma verba de 33,9 milhões de euros para prestar assistência à Roménia na sequência de uma seca grave e generalizada, com três picos principais, no final de março, em meados de abril e em julho e agosto de 2022, segundo um comunicado.
Os 20,9 milhões de euros destinados à Itália surgem na sequência das chuvas intensas que provocaram inundações fluviais e repentinas que afetaram as regiões centrais do país em setembro de 2022.
A Turquia vai receber a maior fatia - 400 milhões - por causa dos sismos de grandes proporções que afetaram as regiões de Kahramanmaras e a região de Hatay em fevereiro passado.
Leia Também: MNE italiano afirma que crise "já explodiu" em Itália devido a migrantes