Após sismo, primeiro-ministro de Marrocos promete reconstrução rápida

O primeiro-ministro marroquino prometeu hoje uma "reconstrução rápida" do que foi destruído pelo terramoto de 08 de setembro que fez cerca de 3.000 mortos, garantido que serão "usados todos os meios" disponíveis.

Notícia

© Maksim Konstantinov/SOPA Images/LightRocket via Getty Images

Lusa
26/09/2023 10:27 ‧ 26/09/2023 por Lusa

Mundo

Marrocos/Sismo

Aziz Ajanuch falava depois da quarta reunião da comissão interministerial para a reconstrução e recuperação de infraestruturas, como escolas e hospitais, afetadas pelo sismo de magnitude 6,8 na escala de Richter.

Os projetos serão financiados por uma conta especial criada para os esforços de ajuda e reconstrução por ordem do Rei Mohamed VI, refere-se num comunicado hoje divulgado.

O governante acrescentou que haverá nos próximos dias reuniões para coordenar o trabalho e para criar uma agência que "garanta a aplicação efetiva deste programa".

Na semana passada, o monarca anunciou que haverá uma quantia equivalente a 11 mil milhões de euros para a reconstrução nas províncias afetadas pelo terramoto.

O dinheiro será aplicado ao longo de cinco anos nas seis regiões mais afetadas: Al Hauz, Alilal, Chichaua, Marraqueche, Tarudant e Uarzazat e servirá 4,2 milhões de pessoas.

Perante a tragédia de 08 de setembro, a comunidade internacional ofereceu ajuda humanitária, mas Rabat só aceitou as ofertas de poucos países.

O Rei só apareceu em público quatro dias depois do sismo, quando visitou um hospital de Marraquexe onde recuperavam centenas de pessoas feridas.

Leia Também: Marrocos. Mais de 56 mil casas com estragos em quase três mil localidades

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas