Pelo menos três jornalistas russos pró-guerra receberam cabeças de porco decepadas de remetentes desconhecidos na semana passada.
Os jornalistas – incluindo o colunista Timofey Sergeitsev, o especialista militar Konstantin Sivkov e o fotojornalista da agência de notícias TASS Mikhail Tereshchenko – relataram ter recebido anteriormente ameaças de morte.
Segundo o jornal The Moscow Times, Sergeitsev, que no ano passado escreveu um polémico artigo a pedir o assassinato de civis ucranianos, foi o mais recente destinatário de uma cabeça de porco.
O canal de notícias Telegram Baza, que terá ligações com as autoridades russas, disse que Sergeitsev encontrou a cabeça do porco dentro de um saco preto na porta de sua casa, na noite de terça-feira.
A RIA Novosti noticiou mais tarde que o especialista militar Sivkov também recebeu uma cabeça de porco decepada.
“[Sivkov] então recebeu um telefonema onde o interlocutor desconhecido exigia que ele renunciasse ao seu apoio [à invasão da Ucrânia pela Rússia] e ameaçava matá-lo”, avança a agência de notícias.
Outro canal do Telegram ligado a autoridades russas revelou que o fotojornalista da TASS, Tereshchenko, recebeu uma cabeça de porco de um estafeta em 19 de setembro.
A polícia está a investigar e não há, para já suspeitos.
Leia Também: Forças de Kyiv avançam em Donetsk no regresso de mercenários Wagner