Um homem de 60 anos foi detido, esta sexta-feira, por estar implicado no caso do corte da árvore Sycamore Gap, uma das mais famosas do Reino Unido e do mundo, localizada junto à Muralha de Adriano, no Parque Nacional de Northumberland. Segundo as autoridades britânicas, o homem está sob custódia policial e a colaborar com as autoridades.
A detenção desta sexta-feira surge depois de um adolescente de 16 anos ter sido detido ontem e libertado sob fiança pelo mesmo caso.
Na altura, as autoridades locais afirmaram que a árvore foi "cortada deliberadamente" durante a noite.
"Espero que esta segunda detenção demonstre o quão seriamente estamos a levar esta situação e o nosso compromisso contínuo de encontrar os responsáveis e levá-los à justiça", disse a inspetora-chefe Rebecca Fenney-Menzies, da Polícia de Northumbria, citada pela Sky News.
Para ajudar nas investigações, um pub e várias empresas locais estão a oferecer um vale de duas mil libras (cerca de 2.300 euros) a qualquer pessoa que forneça informações à Polícia de Northumbria que levem à prisão e condenação do responsável pelo abate.
"Certamente alguém deve saber de algo ou teria visto algo", disse o gerente do pub Twice Brewed Inn, Steve Blair, à Sky News.
"Oferecemos 1.500 libras e algumas outras pessoas e empresas locais contribuíram. Acredito que agora sejam até 2.000 libras por informações que levem à captura e acusação de qualquer pessoa que tenha algo a ver com isso", acrescentou.
A árvore tem cerca de 300 anos e ficou mundialmente famosa em 1991, após ter aparecido no filme 'Robin Hood: Príncipe dos Ladrões', protagonizado por Kevin Costner e Morgan Freeman.
Leia Também: Reino Unido. Jovem de 16 anos detido após árvore famosa ser derrubada