Alguns destes animais foram entregues voluntariamente pelos seus captores, que os mantiveram como animais de estimação, noticiou a agência Efe.
Os flamingos chegaram ao departamento colombiano de La Guajira oriundos de Bogotá e foram libertados na área protegida DMI Musichi.
"Comercializar, transportar e consumir vida selvagem é um crime classificado no código penal colombiano, juntos devemos garantir o seu cuidado e proteção. Comemoro hoje a liberdade destes flamingos", realçou o diretor da entidade ambiental regional CORPOGUAJIRA, Samuel Lanao.
As aves foram submetidas a um processo de reabilitação, ambientação e adaptação ao ambiente para promover os seus comportamentos naturais, explicou a bióloga Tatiana Vasche.
"Sinto-me feliz por participar nesta libertação dos flamingos, para mim é um privilégio fazer parte do que hoje se faz por esta espécie, e ver estes flamingos recolhidos dos outros bandos", frisou, por sua vez, Adanies Epiayú, guardião da natureza do DMI Musichi.
Os flamingos, ave emblemática da área protegida de Musichi, enfrentam atualmente ameaças devido aos efeitos associados à crise climática e são muito procurados no mercado negro para serem mantidos como animais de estimação, devido às suas elegantes características físicas.
Leia Também: Flamingo "que se encontrava no chão" recolhido pela GNR em Gavião