Duas jovens israelitas sefarditas com passaporte português poderão ter sido sequestradas pelo grupo palestiniano Hamas, segundo avançou esta segunda-feira o correspondente da SIC no Médio Oriente, Henrique Cymerman. Ao Notícias ao Minuto, o Ministério dos Negócios Estrangeiros revelou não ter recebido qualquer contacto.
De acordo com o mesmo meio, Dorin Atias, de 22 anos, estaria no festival Supernova, tendo a mãe tentado procurar a filha entre os 260 cadáveres encontrados no local. Contactou, também, instituições de saúde, sem sucesso.
Por seu turno, Shira Neuman, de 25 anos, também estará desaparecida.
Tratando-se jovens com dupla nacionalidade, poderão ser encaradas pelas autoridades israelitas apenas como cidadãs daquele país, descartando a nacionalidade portuguesa.
Sublinhe-se que pelo menos 260 corpos foram recuperados pelos serviços de emergência israelitas perto do 'kibutz' Reim, a sul de Israel e próximo de Gaza, depois de, no sábado, os festivaleiros terem sido surpreendidos por um ataque do Hamas.
Segundo testemunhas no local, membros armados do Hamas irromperam no local disparando em todas as direções, levando à interrupção do evento pela sirene de aviso de ataque com mísseis.
Desde sábado que centenas de pais aguardavam notícias dos filhos, tendo muitos deles recorrido ao comissariado de polícia na cidade de Lod, perto do aeroporto Ben Gurion, onde foi instalado um centro de busca, no domingo.
Depois do ataque surpresa contra o território israelita, sob o nome 'Tempestade al-Aqsa', Israel bombardeou a partir do ar várias instalações do Hamas na Faixa de Gaza, numa operação que denominou 'Espadas de Ferro'.
Além disso, o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, declarou que Israel está "em guerra" com o Hamas, grupo considerado terrorista por Israel, pelos Estados Unidos e pela União Europeia (UE).
[Notícia atualizada às 11h29]
Leia Também: AO MINUTO: Jovem portuguesa terá sido sequestrada pelo Hamas