Uma mulher israelita fez um apelo desesperado no Facebook. A avó, de 85 anos, foi raptada por membros do Hamas durante o ataque deste fim de semana a Israel.
Adva Adar só descobriu o rapto depois de um vídeo da avó ter sido amplamente partilhado nas redes sociais.
Nas imagens vê-se Yaffa Adar com um cobertor rosa a cobrir-lhe parte do corpo, dentro de um veículo com os sequestradores. O cenário é assustador, mas a mulher parece serena. Já os membros do Hamas parecem estar a divertir-se com a situação. Chega a ser caricato a forma como sorriem enquanto fazem a idosa de refém.
Por sua vez, a neta está preocupada com a avó e revoltada com o governo de Israel a quem apelida de "vergonhoso".
"É a minha avó, por favor, salvem-na! [...] Provavelmente ela foi atirada para algum lugar e está com dores fortes e sem medicamentos. Sem comida nem água. A morrer de medo, sozinha", começou por escrever a mulher, acrescentando que a avó sempre "acreditou neste país que a abandonou".
De acordo com Adva ninguém diz nada à família, ninguém os informa sobre a localização ou estado de saúde de Yaffa. Se está viva, sequer.
"Espero que o governo israelita não durma à noite até todos os reféns chegarem a casa […]. Percebam que estamos a falar de pessoas! De idosos, de crianças, mulheres e homens, com nomes, com famílias", escreveu ainda a mulher nas redes sociais.
Entretanto, surgiu um vídeo a dar conta que Yaffa tinha sido resgatada. Contudo, a neta já veio desmentir. "Não é ela", garantiu, também no Facebook.
Recorde-se que a guerra entre Hamas e Israel já fez mais de mil mortos. Cerca de 700 são israelitas e 400 são palestinianos. Há ainda centenas de pessoas desaparecidas e feitas reféns.
Leia Também: Exército israelita admite "longo caminho" pela frente no combate ao Hamas