Egito convida Brasil para cimeira sobre crise humanitária em Gaza

O Egipto convidou o Brasil, que preside ao Conselho de Segurança da ONU, para uma cimeira em que será discutida a crise humanitária na Faixa de Gaza devido ao cerco imposto pelas autoridades israelitas.

Notícia

© Getty Images

Lusa
19/10/2023 06:48 ‧ 19/10/2023 por Lusa

Mundo

Israel/Palestina

O convite surge na sequência da tentativa do Brasil de aprovar uma resolução que visava um cessar-fogo e a entrega de ajuda humanitária aos civis, mas que não teve sucesso porque os EUA vetaram o texto, alegando que não mencionava o direito de autodefesa de Israel.

No entanto, o Presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, não pode viajar porque está a recuperar de uma cirurgia, pelo que vai enviar um representante à capital egípcia, Cairo, no sábado, informou a Agência Brasil.

Durante o fim de semana, o Presidente falou por telefone com o homólogo egípcio, Abdelfáta al Sisi, e com o líder da Autoridade Palestiniana, Mahmoud Abbas. Lula pediu apoio para a saída dos brasileiros da Faixa de Gaza e reafirmou a importância de se procurar a paz na região.

"O povo inocente de Gaza não pode pagar o preço da loucura daqueles que querem a guerra", disse o Presidente brasileiro, que manifestou preocupação com os civis palestinianos e condenou os ataques do Hamas em território israelita.

Leia Também: Líderes da UE reúnem-se para definir posição comum sobre Israel e Gaza

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas