O jornalista da publicação Al Jazeera que perdeu a família num ataque israelita em Gaza fez um relato na primeira pessoa sobre o momento em que soube que a mulher e os dois filhos - uma rapariga e um rapaz - tinham morrido.
Wael Dahdouh estava a trabalhar no bairro de Yarmouk quando soube que um ataque de Israel tinha atingido a zona onde a família estava. "Infelizmente, enquanto conversávamos percebi que a casa tinha sido atingida diretamente", começou por explicar, num vídeo partilhado pela Al Jazeera.
"Dirigi-me para lá diretamente. Estava tudo destruído. Alguns membros da minha família foram resgatados dos escombros da casa", detalhou.
No local, conseguiu ver o registo de quem tinha morrido e de quem tinha ficado ferido no ataque. "Infelizmente, foi algo pelo qual tivemos de passar. Passámos pela noite mais horrível", contou.
No mesmo vídeo, o jornalista referiu ainda que o enterro foi esta quinta-feira. "Enterrei-os juntos, com as minhas mãos", descreveu.
How Al Jazeera’s Wael Al-Dahdouh learned that members of his family had been killed by an Israeli air strike in Gaza. pic.twitter.com/jA5hkAuuby
— Al Jazeera English (@AJEnglish) October 26, 2023
Já na quarta-feira o jornalista tinha falado da situação e explicado que a família foi atacada no sul da Faixa de Gaza, para onde viajaram após a ordem de Israel para evacuar o norte do enclave.
"O que aconteceu está claro; faz parte do contínuo ataque às mulheres e crianças em Gaza. Eu estava apenas a informar sobre os ataques israelitas que atingiram a área de Nuseirat", notou. "Sabíamos que a ocupação israelita não nos deixaria sem punir-nos. Eles estão a vingar-se das crianças. Mas as nossas lágrimas são humanas, não por cobardia", acrescentou.
Leia Também: Correspondente da Al Jazeera em Gaza perde a família em ataque israelita