"Não é o meu momento". Mike Pence desiste de pré-candidatura presidencial

Mike Pence foi vice-presidente dos Estados Unidos durante a presidência de Donald Trump.

Notícia

© Michael M. Santiago/Getty Images

Notícias ao Minuto com Lusa
28/10/2023 19:50 ‧ 28/10/2023 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo

EUA

O republicano Mike Pence desistiu, este sábado, da sua pré-candidatura à presidência dos Estados Unidos, alegando que este não é o seu "momento".

"Depois de muita oração e deliberação, decidi suspender a minha campanha para presidente, com efeitos imediatos", afirmou Pence, que foi vice-presidente durante a presidência de Donald Trump, numa conferência da Coligação Judaica Republicana. "Este não é o meu momento".

"Nunca deixarei a luta pelos valores conservadores e nunca deixarei de lutar para eleger líderes republicanos com princípios para todos os cargos do país, que Deus me ajude", disse ainda, citado pela Sky News.

 

Mike Pence, recorde-se, apresentou a sua candidatura à Casa Branca no início de junho, desafiando assim o seu antigo chefe Donald Trump nas primárias republicanas de 2024.

Com esta decisão, Mike Pence é o primeiro grande candidato republicano a desistir da corrida, a poucos meses do início das primárias presidenciais nos Estados Unidos, e tendo como principal candidato Donald Trump.

As primárias começam no Iowa, New Hampshire, Nevada e Carolina do Sul, já no início do próximo ano.

Mike Pence, 64 anos, desiste numa altura em que tem pouco mais de um milhão de dólares na sua conta de campanha e reportou mais de 620 mil dólares (cerca de 600 mil euros) em dívidas. Inicialmente tinha angariado apenas 3,3 milhões de dólares (cerca de três milhões de euros) para a corrida eleitoral.

O ex-vice-presidente lida ainda com o facto de não ter conseguido qualificar-se para o terceiro debate entre os candidatos republicanos nas primárias, que está marcado para 08 de novembro em Miami.

Pence foi um próximo aliado de Trump durante os seus quatro anos de mandato, mas a sua colaboração deteriorou-se na sequência das denúncias de fraude eleitoral do então presidente, mas que foram recusadas por todas as instâncias judiciais.

[Notícia atualizada às 21h05]

Leia Também: Pence "desiludido" com destituição de líder da Câmara dos Representantes

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas