Ataques nos arredores de um hospital do Crescente Vermelho palestiniano
O Crescente Vermelho Palestiniano expressou hoje alarme com os ataques nos arredores de um dos hospitais da organização humanitária no norte da Faixa de Gaza, onde civis se refugiaram para se protegerem de bombardeamentos israelitas.
© Ali Jadallah/Anadolu via Getty Images
Mundo Israel/Palestina
"Continuam os ataques aéreos e de artilharia na zona de Tel al-Hawa, em Gaza, onde está situado o hospital al-Quds", declarou o Crescente Vermelho Palestiniano (PRCS, na sigla em inglês), na rede social X.
"O edifício está a tremer e os civis deslocados e as equipas de trabalho estão em estado de medo e pânico", acrescentou.
O PRCS já tinha comunicado bombardeamentos na zona no domingo à noite.
O diretor do hospital disse à agência de notícias France-Presse que o exército israelita tinha ordenado a evacuação.
O diretor da Organização Mundial de Saúde (OMS) descreveu o apelo como "profundamente preocupante", afirmando ser impossível evacuar um hospital sem pôr em perigo a vida dos pacientes.
"Reiteramos que é impossível evacuar hospitais cheios de doentes sem pôr em perigo as suas vidas", escreveu Tedros Adhanom Ghebreyesus na X.
Além dos doentes, o complexo hospitalar alberga 14 mil pessoas que se refugiaram no local para escapar aos ataques israelitas, segundo o Crescente Vermelho.
Israel tem acusado repetidamente o Hamas de utilizar hospitais para esconder armas ou combatentes. O movimento islâmico palestiniano negou categoricamente esta acusação.
Leia Também: Crescente Vermelho denuncia bombardeamentos perto de hospital em Gaza
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com