Mau tempo. Um morto e dezenas de voos e comboios cancelados em Espanha

Uma mulher morreu hoje em Madrid por ter sido atingida por uma árvore que caiu devido ao mau tempo, que levou também ao cancelamento de dezenas de voos e ligações de comboio em Espanha, disseram as autoridades locais.

NotíciaVídeo

© Lusa

Lusa
02/11/2023 13:33 ‧ 02/11/2023 por Lusa

Mundo

Mau tempo

A vítima mortal é uma mulher de 23 anos que foi atingida por uma árvore que caiu sobre uma passadeira de peões numa rua do centro de Madrid, segundo os serviços de emergência Samur.

O mau tempo, em especial o vento, provocou já também o cancelamento de dezenas de voos e ligações de comboios no centro e no Norte de Espanha, assim como o encerramento de oito parques em Madrid.

Há ainda ligações ferroviárias afetadas na costa espanhola do Mediterrâneo.

O mau tempo deve-se à tempestade Ciarán, que está a atingir vários países da Europa.

Em Espanha, os serviços de meteorologia alertaram para rajadas de vento com velocidade superior a 160 quilómetros por hora, chuva e ondas de nove metros, em especial no norte, nas regiões da Galiza, País Basco e Cantábria, que estão sob aviso vermelho, o mais grave.

A região da Galiza, que faz fronteira com o norte de Portugal, é a mais afetada em Espanha, com as autoridades a registarem centenas de ocorrências, sobretudo, por causa de árvores, postes, cabos, terra e pedras caídas nas estradas e outras vias de circulação.

Em França, a depressão Ciarán matou o motorista de um camião, deixou sem eletricidade 1,2 milhões de residências e causou perturbações nos transportes.

O ministro dos Transportes, Clément Beaune, pediu à população para evitar deslocações rodoviárias, sobretudo, na costa atlântica, que está sob aviso vermelho e laranja (os mais graves) devido à tempestade Ciarán.

Os camiões estão proibidos de circular em toda a região da Bretanha e cinco regiões do noroeste de França cancelaram todos os comboios regionais durante o dia de hoje (Bretanha, Normandia, Hauts-de-France, Centro-Vale do Loire e Pays de la Loire).

Dez por cento dos comboios de alta velocidade (TGV) também foram suspensos em França. No serviço suburbano de Paris, boa parte da linha A (uma das mais movimentadas) está parada.

Dois aeroportos na Bretanha, Brest e Quimper, estão fechados desde quarta-feira e noutros, no noroeste de França, os aviões tiveram de ser desviados.

Segundo as autoridades, foram registados ventos perto dos 200 km/h em Finistère, na Bretanha (oeste), provocando cortes de energia e queda de árvores.

Em Portugal, a Proteção Civil registou entre as 00:00 e as 07:00 de hoje 199 ocorrências relacionadas com o mau tempo nas regiões Norte e Centro, a maioria quedas de árvores, sem haver vítimas ou danos avultados.

Os distritos de Braga, Viana do Castelo e Vila Real têm algumas áreas com avarias nas redes elétricas de média e baixa tensão, devido aos efeitos da tempestade Ciarán no território de Portugal continental, disse fonte da E-Redes.

Leia Também: Ciarán. Um morto e milhares de habitações sem eletricidade em França

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas