Meteorologia

  • 14 NOVEMBER 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 17º

Milhares de manifestantes protestam no Irão contra autoridades israelitas

Milhares de iranianos protestaram hoje contra Israel, por ocasião do 44.º aniversário do assalto à Embaixada dos EUA, em Teerão, em 1979, em plena tensão na região devido à guerra entre Israel e o grupo islamita palestiniano Hamas, em Gaza.

Notícias ao Minuto

11:47 - 04/11/23 por Lusa

Mundo Israel/Palestina

Na capital iraniana, os manifestantes aproximaram-se da antiga embaixada norte-americana, rebatizada como "Ninho de Espiões", para gritarem as habituais palavras de ordem "Morte a Israel" e "Morte aos Estados Unidos", às quais se juntou "Palestina Livre".

Os participantes hastearam bandeiras da Palestina junto às da milicia libanesa pro-iraniana Hezbollah, enquanto se queimavam insignias de Israel, em protesto pela guerra contra Gaza desde 07 de outubro, após o ataque do Hamas, que causou 1.400 mortos.

Caricaturas do primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, exposto como prisioneiro ou vestido de bobo, desfilaram pela capital, onde se realizou uma marcha desde a praça da Palestina até à sede da antiga embaixada.

As manifestações aconteceram em 1.200 cidades iranianas, segundo a agência Tasnim, e em muitas delas foram mostradas imagens de vítimas dos bombardeamentos de Israel em Gaza.

Israel foi, assim, o protagonista da comemoração da tomada da embaixada norte-americana e de 52 diplomatas como reféns, a 04 de novembro de 1979, durante 44 dias, o que desencadeou uma espiral de tensão entre ambos os países que ainda perdura.

Leia Também: Mais de 600 pessoas foram executadas no Irão desde o início do ano

Recomendados para si

;
Campo obrigatório