Navio norte-americano abate 'drone' disparado do Iémen

Um navio de guerra dos Estados Unidos abateu hoje um 'drone' proveniente do Iémen que seguia na sua direção, anunciou um dirigente do Pentágono citado pela agência France Presse.

Notícia

© REUTERS

Lusa
15/11/2023 21:02 ‧ 15/11/2023 por Lusa

Mundo

Israel

O responsável não especificou a autoria do lançamento do dispositivo, mas os rebeldes Huthi do Iémen, apoiados pelo Irão, assumiram vários ataques com 'drones' e mísseis desde o início da guerra entre Israel e movimento islamita palestiniano Hamas, em 07 de outubro.

O 'destroyer' de mísseis guiados USS Thomas Hudner "disparou contra um 'drone' vindo do Iémen que se dirigia para o navio", disse o elemento do Pentágono, sem mencionar onde ocorreu o incidente.

No mês passado, prosseguiu, a Marinha norte-americana abateu vários mísseis e 'drones' lançados pelos Huthis que controlam a capital do Iémen, Sana, e que fazem "parte do eixo de resistência" contra Israel.

Em 07 de outubro, combatentes do Movimento de Resistência Islâmica (Hamas) -- desde 2007 no poder na Faixa de Gaza e classificado como organização terrorista pelos Estados Unidos, a União Europeia e Israel -- realizaram em território israelita um ataque de dimensões sem precedentes desde a criação do Estado de Israel, em 1948, fazendo 1.200 mortos, na maioria civis, cerca de 5.000 feridos e mais de 200 reféns.

Em retaliação, Israel declarou uma guerra para "erradicar" o Hamas, que começou por cortes ao abastecimento de comida, água, eletricidade e combustível na Faixa de Gaza e bombardeamentos diários, seguidos de uma ofensiva terrestre que cercou a cidade de Gaza.

A guerra entre Israel e o Hamas, que hoje entrou no 40.º dia e continua a ameaçar alastrar a toda a região do Médio Oriente, fez até agora na Faixa de Gaza 11.320 mortos, na maioria civis, 28.200 feridos, 3.250 desaparecidos sob os escombros e mais de 1,6 milhões de deslocados, segundo o mais recente balanço das autoridades locais.

Estas mortes provocaram profunda indignação no Médio Oriente e encorajaram ataques contra as tropas norte-americanas presentes na região e contra Israel.

Os Huthis disseram na semana passada que abateram um 'drone' dos Estados Unidos, enquanto as forças norte-americanas no Iraque e na Síria têm sido alvo de ataques igualmente com 'drones' e mísseis.

Leia Também: Israel: Hezbollah reivindica ataque com 'drones' em dia de fogo cruzado

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas