O novo ministro dos Negócios Estrangeiros britânico, David Cameron, fez a sua primeira visita oficial de trabalho à Ucrânia, onde se encontrou com o presidente Volodymyr Zelensky, em Kyiv.
Cameron reiterou o apoio do Reino Unido à Ucrânia, prometendo que existirá “quanto tempo for necessário”.
Disse ainda que o país continuará a dar “apoio moral, diplomático e económico, mas acima de tudo militar”.
Por sua vez, Zelensky agradeceu a Cameron pelo apoio contínuo do Reino Unido. O presidente ucraniano felicitou ainda Cameron pela sua nova nomeação e agradeceu-lhe por ter feito a sua primeira visita de trabalho no novo cargo a Kyiv.
Num curto vídeo, Zelensky lamentou também que "o mundo já não está tão concentrado na situação do campo de batalha na Ucrânia" e que "tal divisão do foco realmente não ajuda", numa clara alusão às atenções viradas para o conflito no Médio Oriente.
Hosted @David_Cameron on his first visit to Ukraine as Foreign Secretary of the UK.
— Volodymyr Zelenskyy / Володимир Зеленський (@ZelenskyyUa) November 16, 2023
We had a good meeting focused on weapons for the frontline, strengthening air defense, and protecting our people and critical infrastructure.
I am grateful to the UK for its support!
🇺🇦🇬🇧 pic.twitter.com/zElLHsSaQT
O novo cargo de Cameron marca o seu regresso à política pela primeira vez em mais de sete anos. O regresso surge como parte de uma remodelação que ditou a saída da ministra da Administração Interna britânica, após críticas à atuação da polícia numa manifestação pró-palestiniana.
Leia Também: David Cameron é o novo ministro dos Negócios Estrangeiros britânico