Divulgado primeiro vídeo de trabalhadores soterrados em túnel na Índia
O vídeo foi filmado com uma câmara endoscópica que foi introduzida no interior de um novo tubo, maior do que o que os socorristas empurraram através dos escombros.
© Twitter / Surya Reddy
Mundo Uttarakhand
Pela primeira vez em nove dias, uma câmara captou imagens dos 41 trabalhadores presos num túnel no estado indiano de Uttarakhand.
O vídeo foi filmado com uma câmara endoscópica que foi introduzida no interior de um novo tubo de aço de 15,24 centímetros, que os socorristas empurraram através dos escombros na segunda-feira à noite, noticia a BBC News.
Os socorristas também usaram o tubo para dar aos trabalhadores a sua primeira refeição quente em dias. Até agora, tinham-se alimentado de refeições ligeiras enviadas através de um tubo mais estreito inserido anteriormente. O oxigénio está a ser fornecido através de um outro tubo.
Num vídeo divulgado à imprensa e partilhado na rede social X (antigo Twitter), os socorristas podem ser vistos a ver as imagens num ecrã de computador no exterior do túnel.
Os trabalhadores aparecem com os capacetes colocados, movendo-se pelo túnel bloqueado, enquanto comunicavam com as equipas de resgate por 'walkie-talkies'. Um funcionário pede aos homens que apareçam perante a câmara e sorriam e acenem - os trabalhadores podem ser vistos a responder às instruções.
Também lhes é dito que serão resgatados em breve e, mais tarde, que se identifiquem em frente à câmara.
De recordar que o túnel em construção desmoronou-se na sequência de um deslizamento de terras, na manhã de 12 de novembro, no distrito de Uttarkashi, no norte da Índia. O contacto com os homens soterrados foi estabelecido pouco depois e, desde então, têm-lhes sido fornecidos oxigénio, alimentos e água.
Por se localizar numa região montanhosa, revelou-se um desafio para a máquina de perfuração, que avariou enquanto as equipas de resgate tentavam cavar horizontalmente em direção aos trabalhadores presos.
As vibrações de alta intensidade da máquina também causaram a queda de mais destroços, levando as autoridades a suspender os esforços de resgate.
Atualmente, as equipas estão a fazer uma estrada de acesso ao topo da montanha, de onde farão a escavação na vertical.
A perfuração do túnel levará alguns dias e poderão cair detritos durante os trabalhos, segundo disseram as autoridades na segunda-feira.
Será necessário escavar 103 metros para alcançar os trabalhadores presos, quase o dobro da distância da perfuração horizontal anteriormente tentada.
Contudo, as autoridades disseram que continuariam a escavar horizontalmente, desde a boca do túnel, em direção aos trabalhadores.
[Notícia atualizada às 08h47]
Veja o vídeo na galeria acima.
Leia Também: Índia. Estão soterrados há nove dias e poderão ter de ficar mais cinco
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com