Laboratórios veterinários de vários estados norte-americanos estão a investigar uma doença respiratória misteriosa que está a espalhar-se entre cães e já levou a mortes em animais mais velhos.
Oregon, Colorado e New Hampshire são os três estados norte-americanos onde já foram registados casos da doença, mas estará disseminada por todo o território dos EUA, avisam os especialistas.
Os sintomas da doença nos cães incluem tosse, espirros, corrimento nasal ou ocular e letargia. Alguns casos de pneumonia progridem rapidamente, deixando os cães muito doentes num prazo de 24 a 36 horas.
Embora os especialistas não saibam se a doença é causada por uma bactéria ou por um vírus, o mais provável é que tenha origem viral, uma vez que os sintomas não cedem perante a administração de antibióticos.
Só no estado do Oregon, já foram identificados mais de 200 casos desde agosto, segundo o Departamento de Agricultura estadual, que pede aos donos de animais de estimação que contactem os veterinários se o seu cão estiver doente. Além disso, é feito um apelo aos veterinários para que reportem os casos que lhes cheguem.
Aquele departamento está já a trabalhar com investigadores e com o Laboratório Nacional de Serviços Veterinários do Departamento de Agricultura dos EUA para descobrir o que está a causar as doenças.
O diretor do Laboratório de Diagnóstico Veterinário da Universidade de Oregon alertou ainda que as pessoas devem garantir que os seus animais de estimação tenham as vacinas em dia, incluindo aquelas que protegem contra várias doenças respiratórias. "Não entrem em pânico", frisou.
Leia Também: Inflação nos EUA baixa de forma consistente e Fed acompanha evolução