Recentemente, uma doença 'misteriosa' que já teria roubado a vida de vários cães nos Estados Unidos, deixou a comunidade veterinária preocupada.
Contudo, investigadores acreditam que podem ter identificado o que está na origem da alegada doença respiratória.
Laboratórios veterinários de vários estados norte-americanos já estavam a investigar uma doença respiratória misteriosa que está a espalhar-se entre cães e que levou a mortes em animais mais velhos.
Oregon, Colorado e New Hampshire são os três estados norte-americanos onde já foram registados casos da doença, mas estará disseminada por todo o território dos EUA.
Na origem da doença estará "uma bactéria estranha", refere o médico David Needle, chefe da secção de patologia da Faculdade de Ciências da Vida e Agricultura da Universidade de New Hampshire, à NBC News.
"É mais pequena do que uma bactéria normal no seu tamanho e no tamanho do seu genoma", explica, acrescentando que o seu tamanho reduzido pode permitir-lhe escapar às defesas imunitárias do cão no trato respiratório superior e penetrar nos pulmões.
Os sintomas, recorde-se, incluem tosse, espirros, corrimento nasal ou ocular e letargia. Alguns casos de pneumonia progridem rapidamente, deixando os cães muito doentes num período de 24 a 36 horas.
"Resumindo, trata-se de uma bactéria estranha que pode ser difícil de encontrar e sequenciar", acrescentou.
Estas bactérias recém-descobertas são "novas como causa potencial de doença, mas é provável que sejam - ou tenham evoluído a partir de - um componente do microbioma do cão", ou seja, de microrganismos que vivem naturalmente dentro e sobre o corpo de um cão saudável.
A equipa de investigação está a partilhar estes resultados antes de publicar um artigo de investigação, na esperança de que as suas descobertas preliminares forneçam aos veterinários que se debatem com esta e outras doenças respiratórias algumas informações.
Leia Também: Doença respiratória misteriosa está a espalhar-se entre cães nos EUA