Um deputado britânico deixou o parlamento e as redes sociais confusos e chocados depois de, na terça-feira, num debate sobre biodiversidade na Câmara dos Comuns, ter dito que os esquilos cinzentos são "o Hamas do mundo dos esquilos".
Jim Shannon, do Partido Unionista (DUP), um partido conservador da Irlanda do Norte a favor da manutenção do país no Reino Unido, estava a abordar o problema da reduzida população de esquilos-vermelhos na sua região, em Strangford, comentando que a espécie encontra-se em perigo de extinção devido à presença de esquilos-cinzentos.
Shannon, numa declaração em Westminster, elogiou os voluntários que "trabalham arduamente para proteger os esquilos-vermelhos em Strangford" e disse que as autoridades estão "em constante contacto com os senhorios locais para monitorizar a população e erradicar os cinzentos que se aproximem".
"De facto, o problema é a mera presença de esquilos-cinzentos. Esquilos-cinzentos são o Hamas do mundo dos esquilos", afirmou.
Watch as the DUP's Jim Shannon labels grey squirrels "the Hamas of the squirrel world" in a debate earlier today... pic.twitter.com/xP0K7Ts2FX
— Ben Bloch (@realBenBloch) November 28, 2023
O resto do discurso sobre a importância de apoiar as autoridades de proteção animal foi completamente esquecido, tal foi o espanto dos restantes deputados na comissão - que continuaram como se nada se tivesse passado - e os utilizadores na rede social Twitter (agora X).
— Susan McNally (@SusanMcNally8) November 28, 2023
Encouraging to know our politicians have their fingers on the pulse when it comes to real community issues. I for one will be forgetting about the cost of living crisis, under pressure healthcare system and the homelessness on our streets until the grey squirrels declare a… https://t.co/jMbbpIf4gd pic.twitter.com/SRME6flA7M
— Patricia Devlin (@trishdevlin) November 29, 2023
"É bom saber que os nossos políticos estão atualizados no que toca aos assuntos reais da comunidade. Eu esquecerei o crise de custo de vida, a pressão sobre o sistema de saúde ou a população em situação de sem-abrigo até que os os esquilos-cinzentos declarem um cessar fogo", disse ironicamente uma jornalista irlandesa.
Leia Também: "Prometi eliminar o Hamas. Nada nos parará", reitera Netanyahu