FBI: "Até agora, não há ligação entre ataque em Nova Orleães e Las Vegas"

Pouco mais de 24 horas após o ataque que fez 14 vítimas mortais e dezenas de feridos em Nova Orleães, a investigação continua - e ainda numa fase "inicial". Apesar disto, as autoridades já garantem que este foi "um ato de terrorismo" e que o suspeito, que também morreu, se juntou ao Daesh "antes do verão".

Notícia

© Patt Little/Anadolu via Getty Images

Notícias ao Minuto
02/01/2025 16:35 ‧ há 2 dias por Notícias ao Minuto

Mundo

EUA

Em conferência de imprensa esta quinta-feira, o FBI explicou que a investigação ao ataque em Nova Orleães está ainda a começar, e que as autoridades estão a usar "todos os recursos" para chegar a conclusões. Foi ainda descartada, por agora, a possibilidade de haver uma ligação entre o ataque em causa, que aconteceu no estado do Luisiana, e a explosão em Las Vegas, que decorreu em frente ao Hotel Trump.

 

"Deixem-me ser claros: Isto foi um ato de terrorismo. Foi premeditado e um ato maléfico", referiu o assistente adjunto Christopher Raia, da Divisão de Contraterrorismo do FBI, referindo-se ao ataque em Luisiana.

O responsável anunciou também que, por agora, não há provas de que mais alguém tenha estado envolvido a não ser o suspeito já identificado, Shamsud Din Jabbar.

"Não avaliamos, neste momento, que haja mais alguém envolvido neste ataque, exceto Shamsud-Din Jabbar, o indivíduo sobre o qual já foram informados", reforçou.

Em relação a uma possível ligação entre os ataques acima referidos, o assistente do FBI disse, sublinhando que a investigação estava na fase inicial: "Estamos a seguir todas as pistas potenciais e não estamos a excluir tudo. Até agora, não há ligação entre o ataque em Nova Orleães e aquele que aconteceu em Las Vegas".

Note-se que a explosão em frente ao Hotel Trump em Las Vegas, no Nevada, matou uma pessoa, que já foi identificado como Matthew Livelsberger, um soldado do Exército no ativo. Este homem foi a vítima mortal, e em causa esteva a explosão de um Tesla Cybertruck.

Tesla explode frente a hotel Trump em Las Vegas fazendo um morto

Tesla explode frente a hotel Trump em Las Vegas fazendo um morto

Um veículo Tesla Cybertruck, uma carrinha de caixa aberta da marca automóvel de Elon Musk, explodiu hoje em frente do hotel Trump de Las Vegas, fazendo um morto e sete feridos ligeiros, segundo a polícia local.

Lusa | 22:31 - 01/01/2025

"O FBI e as autoridades estão a rever imagens de videovigilância", afirmou ainda, explicando que são centenas de horas de filmagens - e que nalgumas é possível ver o suspeito a colocar bombas artesanais no local do ataque, onde foram encontradas.

"O suspeito publicou vários vídeos a prestar apoio ao Daesh", referiu o mesmo responsável, explicando que num deles o suspeito, de 42 anos, explica que se juntou ao autoproclamado Estado Islâmico (Daesh) "antes do verão".

Cerca de mil agentes estão a investigar os dados recolhidos, e as autoridades apelaram a que todos aqueles que tenham conhecido o suspeito ou que tenham estado no local do ataque entrem em contacto.

O ataque em Nova Orleães fez 15 mortos, incluindo o suspeito. As vítimas estão a ser identificadas, e já se sabe quem são algumas delas.

[Notícia atualizada às 16h56]

Leia Também: EUA. Suspeito é descrito como "homem bom", mas planeou matar família

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas