Duas reféns israelitas do Hamas foram, esta tarde de quinta-feira, entregues à Cruz Vermelha, segundo adiantaram as Forças de Defesa de Israel (IDF). Tratavam-se de Amit Soussana, de 40 anos, e de Mia Schem, de 21 anos, que foi raptada no festival Supernova, que estava a decorrer na Faixa de Gaza no dia da ofensiva levada a cabo pelo grupo islâmico. Keren Schem, mãe da jovem, não conteve a emoção ao saber que a filha estava ‘a caminho’ de casa.
Nas imagens, às quais poderá aceder na galeria acima, a mãe da jovem israelo-francesa encontra-se sentada num sofá, mostrando-se visivelmente emocionada com a notícia de que a filha tinha sido libertada.
“A Mia vai voltar!”, diz.
Amit e Mia foram encaminhadas diretamente para a alçada das IDF, não tendo passado pelo Egito, ao contrário que se tem verificado nos últimos dias.
Um vídeo do momento em que as mulheres foram libertadas está, também, a circular nas redes sociais, naquele que é o sétimo dia do cessar-fogo acordado entre Israel e o Hamas.
The moment Israeli hostages Amit Sousana (40) and Mia Schem (21) were released from 55 days in Hamas captivity.
— Ariel Oseran (@ariel_oseran) November 30, 2023
This time the release was in broad daylight, obviously with the jeering crowds, and in the center of Gaza City, north of the Gaza Strip. pic.twitter.com/hcHEPZRzMl
A tatuadora de origem francesa foi a primeira refém a ser retratada num vídeo do grupo islâmico, que a mostrava a ser tratada a um ferimento num braço e a apelar para ser libertada.
As imagens foram condenadas pelo governo francês e motivaram Keren a pedir a libertação imediata da filha, numa conferência de imprensa em Telavive.
O pai da jovem, David, também não conteve a alegria, tendo assegurando ao Canal 12 de Israel que este “é o dia mais feliz do mundo”.
“É uma menina incrível. Não vou deixá-la durante muito tempo”, disse, citado pela BBC.
Mia foi raptada com uma amiga, Elia Toledano, que continua refém do Hamas. Naquele dia, a mãe da jovem tentou telefonar-lhe quando ficou a par do brotar da ofensiva, mas as chamadas não foram atendidas. Ainda assim, Mia terá enviado uma mensagem a um dos organizadores do festival a pedir socorro, pelas 7h17: "Estão a disparar contra nós, venham salvar-nos."
De notar que a trégua entre Israel e o Hamas, que entrou em vigor no dia 24 de novembro, foi prolongada por mais um dia, esta quinta-feira, pouco antes de terminar, segundo anunciaram os dois lados do conflito.
Depois do ataque surpresa do Hamas contra o território israelita, sob o nome 'Tempestade al-Aqsa', Israel bombardeou a partir do ar várias instalações daquele grupo armado na Faixa de Gaza, numa operação que denominou 'Espadas de Ferro'.
O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, declarou que Israel está "em guerra" com o Hamas, grupo considerado terrorista por Israel, pelos Estados Unidos e pela União Europeia (UE), tendo acordado com a oposição a criação de um governo de emergência nacional e de um gabinete de guerra.
Leia Também: AO MINUTO: Duas reféns libertadas; Procurador-geral do TPI visita Israel