Um sismo de magnitude 7,5 na escala de Richter atingiu, este sábado, as Filipinas, na região de Mindanao, a uma profundidade de 63 quilómetros, segundo o Centro Sismológico Euro-Mediterrânico (EMSC, na sigla em inglês). O fenómeno ocorreu às 22h37 locais (14h37 em Portugal continental).
Já a Agência Filipina de Sismologia PHIVOLCS disse que ondas podem atingir as Filipinas à meia-noite local (16h00 em Portugal continental).
A emissora japonesa NHK disse, por sua vez, que o país poderá também ser atingido por ondas de tsunami de até um metro, resultantes da atividade sísmica no país vizinho. As previsões são de que o país poderá vir a ser afetado, mas um pouco mais tarde, prevendo-se que as ondas possam atingir a costa oeste do Japão por volta 16h30 em Portugal continental - já 1h30 de domingo no país.
O Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico disse que, com base na magnitude e localização, espera que as ondas do 'tsunami' atinjam também a Indonésia, Palau e a Malásia.
Uma agência governamental filipina aconselhou os residentes das províncias de Surigau do Sul e Davau Oriental, na costa oriental de Mindanau, a retirarem-se imediatamente para zonas mais altas ou a deslocarem-se para o interior.
Os proprietários de barcos em portos, estuários ou águas costeiras rasas ao largo das duas províncias devem proteger as suas embarcações e afastar-se da zona portuária e as que já estavam no mar devem permanecer em águas profundas até novo aviso.
As Filipinas, um dos países mais propensos a desastres do mundo, sofrem sete mil sismos e erupções vulcânicas todos os anos, a maioria deles moderados, devido à sua localização no "Anel de Fogo" do Pacífico, um arco de falhas sísmicas ao redor do oceano.
O arquipélago também é atingido por cerca de 20 tufões e tempestades todos os anos.
O USGS, que regista a atividade sísmica em todo o mundo, localizou o epicentro a uma profundidade de 32 quilómetros e a cerca de 21,2 quilómetros a sudeste da cidade de Hinatuan, com mais de 40 mil habitantes.
O abalo foi sentido em Davau, a cidade mais populosa de Mindanau, onde um grupo de pessoas saiu à pressa de um centro comercial que permaneceu aberto até à meia-noite, segundo vídeos publicados nas redes sociais por testemunhas.
Noutras imagens dessa mesma cidade, dezenas de pessoas celebravam a noite de sábado num local de entretenimento noturno quando o terramoto fez tremer mesas, cadeiras e outros móveis.
Veja as imagens que estão a ser partilhadas nas redes sociais:
Sismo de magnitud 7.6 azota Filipinas. Las autoridades activaron la alerta de tsunami en parte de Mindanao, en el sur de ese país. pic.twitter.com/FukHXwsGvr
— Adela Micha (@Adela_Micha) December 2, 2023
Significant #earthquake damage in Butuan, #Caraga, #Philippines. These images were from a hospital, a mall, & a warehouse.
— Seismix (@SeismixGeo) December 2, 2023
: Michael Trillo (Facebook)#EarthquakePH pic.twitter.com/M8PAL9Zser
[Notícia atualizada às 17h06]
Leia Também: Sismo de magnitude 2,5 na escala de Richter sentido na ilha de São Jorge