Meteorologia

  • 18 OCTOBER 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 22º

Exército israelita e Hezbollah trocam disparos na fronteira, diz Telavive

O Exército israelita e o grupo xiita libanês Hezbollah efetuaram hoje novas trocas de disparos junto à fronteira comum, numa escalada das hostilidades, na sequência da guerra em curso contra o Hamas na Faixa de Gaza.

Exército israelita e Hezbollah trocam disparos na fronteira, diz Telavive
Notícias ao Minuto

20:54 - 04/12/23 por Lusa

Mundo Israel

Vários ataques foram identificados nas áreas de Mattat, Shtula, Har Dov, Misgav Am e Yiftah, no norte de Israel, perto da fronteira com o Líbano, e todos os projéteis caíram em áreas despovoadas, afirmou um porta-voz do Exército israelita, citado pelas agências internacionais.

"Em resposta, as Forças Armadas israelitas estão a atacar as fontes dos lançamentos em território libanês", acrescentou.

Segundo o Exército, aviões de caça e veículos aéreos não tripulados ('drones') atacaram um centro de comando e controlo, infraestruturas e instalações militares do Hezbollah.

O grupo xiita libanês, apoiado pelo Irão, reivindicou hoje dois ataques contra posições militares no norte de Israel e outros dois contra tropas israelitas, sendo que, pelo menos um deles foi efetuado com mísseis teleguiados.

De acordo com declarações emitidas pelo Hezbollah, estes ataques atingiram "diretamente" os seus alvos.

O Exército israelita registou, de seguida, disparos de morteiros, aos quais as suas tropas responderam com um ataque a "um armazém de armas do Hezbollah em território libanês", afirmou o porta-voz militar.

"Além disso, foram identificados vários lançamentos em direção a Tel Hai, Kiryat Shmona e a um posto militar na zona de Shtula. Em resposta, as forças armadas israelitas atingiram o local no Líbano de onde partiu o ataque", acrescentou.

No domingo, um caça da Força Aérea israelita intercetou com êxito um dispositivo hostil que se dirigia para o território israelita a partir do Líbano.

No início do dia, o Exército israelita identificou vários lançamentos de morteiros do Líbano contra postos militares na zona de Shtula, causando ferimentos ligeiros a três soldados, informou hoje o exército.

Desde outubro, após o ataque do Hamas contra território israelita, o Hezbollah e Israel têm-se envolvido em intensos ataques transfronteiriços, que fizeram dezenas de vítimas nas fileiras do movimento xiita e obrigaram mais de 55 mil pessoas a abandonarem as casas onde residem no Líbano.

A atual escalada entre Israel e as milícias libanesas é a mais grave desde 2006 e causou pelo menos 118 mortos: 10 em Israel - sete soldados e três civis - e pelo menos 108 no Líbano, incluindo 78 membros do Hezbollah, 12 membros de milícias palestinianas e 16 civis, incluindo três jornalistas e três crianças.

O Hezbollah, apoiado pelo regime de Teerão, é considerado um grupo terrorista por países como Israel e Estados Unidos.

Leia Também: EUA defendem que precaução com civis na Faixa de Gaza teve "melhorias"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório