Projéteis lançados da Faixa de Gaza fazem vários feridos em Israel

Várias pessoas ficaram hoje feridas em Israel devido a projéteis lançados da Faixa de Gaza, desde 2007 controlada pelo movimento islamita palestiniano Hamas, indicaram as autoridades israelitas.

Notícia

© MAHMUD HAMS/AFP via Getty Images

Lusa
05/12/2023 16:52 ‧ 05/12/2023 por Lusa

Mundo

Israel/Palestina

Segundo o serviço de ambulâncias israelita, conhecido como Magen David Adom (Estrela de David Vermelha), duas mulheres sexagenárias residentes na cidade de Ascalon, no sul do país, foram atingidas por estilhaços quando um dos projéteis caiu sobre a sua casa.

Pouco depois, as autoridades informaram de que um homem de 40 anos também foi ferido por fragmentos de um projétil na cidade de Telavive, situada mais a norte, quando este caiu numa rua altamente transitada.

Estima-se que 15 'rockets' foram lançados a partir de Gaza sobre esta cidade.

Por seu lado, as Brigadas Izz ad-Din al-Qassam, braço armado do Movimento de Resistência Islâmica (Hamas), indicaram, na sua conta da plataforma digital Telegram, que tinham atacado com projéteis o 'kibutz' israelita de Kissufim, situado no sudoeste de Israel, muito perto da fronteira com a Faixa de Gaza.

Para tal, utilizaram 'rockets' Rajum de 114 milímetros de diâmetro, noticiou o diário palestiniano Filastin, ligado ao Hamas.

A 07 de outubro, combatentes do Hamas -- classificado como organização terrorista pelos Estados Unidos, a União Europeia e Israel -- realizaram em território israelita um ataque de proporções sem precedentes desde a criação do Estado de Israel, em 1948, fazendo mais de 1.200 mortos, na maioria civis, 5.000 feridos e cerca de 240 reféns.

Em retaliação, Israel declarou uma guerra para "erradicar" o Hamas, que começou por cortes ao abastecimento de comida, água, eletricidade e combustível na Faixa de Gaza e bombardeamentos diários, seguidos de uma ofensiva terrestre.

A guerra entre Israel e o Hamas, que hoje entrou no 60.º dia e continua a ameaçar alastrar a toda a região do Médio Oriente, fez até agora na Faixa de Gaza mais de 15.200 mortos, na maioria civis, e mais de 40.000 feridos, de acordo com o mais recente balanço das autoridades locais, confirmado pela ONU, e cerca de 1,9 milhões de deslocados, também segundo a ONU, mergulhando o enclave palestiniano pobre numa grave crise humanitária.

Na Cisjordânia e em Jerusalém Oriental, pelo menos 248 palestinianos foram mortos desde 07 de outubro pelas forças israelitas ou em ataques perpetrados por colonos.

Leia Também: Exército israelita combate em três bastiões do Hamas em Gaza

Partilhe a notícia


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas