A polícia espanhola fez a maior apreensão de sempre de cocaína do país, na semana passada. Ao todo, apreendeu 11 toneladas deste tipo de droga e deteve 20 pessoas.
Durante a operação Tonara-Fulgor, as autoridades vizinhas encontraram 7.500 quilos de cocaína escondidos em lombos de atum, na cidade de Vigo, e 3.500 quilos perto do porto de Valência.
Na rede social X (antigo Twitter) a Polícia Nacional de Espanha mostra agora o resultado da apreensão. Nas imagens é possível ver 9.100 fardos de cocaína espalhados por 1.825 torres com cinco pacotes cada.
"Nunca viste tanta droga junta… trata-se de um dos golpes mais duros contra o narcotráfico", lê-se na legenda de um dos vídeos.
As autoridades espanholas suspeitam que a origem da droga seja albanesa, onde existem algumas das organizações criminosas mais "poderosas" da Europa.
"Por detrás de ambos os carregamentos encontram-se redes albanesas, que são as organizações que têm monopolizado o tráfico de droga na Europa em contentores, por via marítima", explicou o chefe da Brigada Central de Estupefacientes da Polícia Nacional ao jornal El País.
Nunca habías visto tanta #droga junta...
— Policía Nacional (@policia) December 12, 2023
Se trata de uno de los golpes más duros contra el #narcotráfico
¡¡¡11 toneladas de #cocaína!!!#SomosTuPolicía https://t.co/DACgQCaKQ3 pic.twitter.com/OJ0FPFygqa
Leia Também: Quatro detidos e 7,2 toneladas de cocaína apreendidas na Corunha