Ao fim de 6 anos desaparecido, Alex Batty já regressou ao Reino Unido
Durante os últimos anos, Alex terá vivido um estilo de vida itinerante em comunidades espirituais.
© Reuters
Mundo Alex Batty
Alex Batty, o adolescente britânico que desapareceu aos 11 anos durante umas férias em Espanha com a mãe e o avô, em 2017, regressou ao Reino Unido no sábado, segundo anunciaram as autoridades de Manchester.
“Este momento foi sem dúvida importante para ele e para os seus entes queridos, e estamos felizes por se terem voltado a ver ao fim de todo este tempo”, disse o chefe-adjunto da polícia da Grande Manchester, Matt Boyle, durante uma conferência de imprensa, citada pela BBC.
O responsável apontou que não podia comentar os detalhes fornecidos pelas autoridades francesas, ao mesmo tempo que ressalvou que ainda não interrogou o adolescente, atualmente com 17 anos.
“Falar com ele num ritmo que lhe pareça confortável determinará, em última análise, como o caso progredirá e se uma investigação criminal ocorrerá”, justificou.
É que, recorde-se, Alex deixou o Reino Unido com a mãe, Melanie, e o avô, David, no dia 30 de setembro de 2017, tendo rumado até Marbella, em Espanha, para umas férias de duas semanas, pré-acordadas com a sua guardiã e avó, Susan Caruana. O jovem foi visto pela última vez no porto de Málaga, a 8 de outubro daquele ano, dia em que a família deveria ter regressado ao Reino Unido.
Durante os últimos anos, Alex terá vivido um estilo de vida itinerante em comunidades espirituais, tendo passado por Marrocos antes de ‘assentar’ nos vales dos Pirenéus, no sul de França. O adolescente decidiu fugir quando a mãe propôs ir para a Finlândia.
Acredita-se que o jovem andou durante quatro dias, antes de ser encontrado por um condutor preocupado que o avistou numa estrada no sopé dos Pirenéus, na manhã de quarta-feira. Foi a partir do telemóvel deste homem, Fabien Accidini, que tentou contactar a avó.
“Não consigo expressar o meu alívio e felicidade por Alex ter sido encontrado bem e seguro”, disse a mulher, num comunicado emitido pelas autoridades, na sexta-feira.
Susan, que pediu privacidade para a família, realçou ainda que foi “tão bom ouvir a voz dele e ver seu rosto novamente”.
Leia Também: Como vivia, com quem? Tudo sobre Alex Batty, desaparecido durante 6 anos
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com