Quando Seb Jellema, de 11 anos, soube que o corredor Ron Hill correu todos os dias durante 52 anos e 39 dias para bater um recorde, decidiu que queria vencê-lo.
Então, desde janeiro, segundo a BBC, o jovem escocês correu pelo menos 3 km todos os dias - mesmo em viagens escolares, férias de esqui e sob o calor sufocante da França no verão.
Hill, que morreu em 2021, correu pelo menos 1,6 kms por dia de 20 de dezembro de 1964 a 31 de janeiro de 2017, quando já tinha 78 anos.
Feitas as contas, para Seb bater o recorde, terá que correr todos os dias até ao início de 2075, ano em que completará 62 anos.
"Comecei 16 anos antes do Ron, então espero que seja possível bater o recorde. Eu tenho um sonho", disse o jovem.
"A parte mais difícil até agora foi quando fiquei doente em novembro, tive que sair da cama para correr", lembra o jovem que, com as corridas, também já arrecadou fundos para a caridade.
Os pais garantes que nunca o pressionaram e a mãe até revela que se sentiu mal quando o rapaz insistiu em correr mesmo doente.
Talvez tenha sido a tenacidade semelhante de Ron Hill, que correu mesmo quando estava gravemente ferido, em 1993, com graves lesões no peito, que o inspirou. Determinado a manter as corridas, desafiou as ordens do médico e saiu furtivamente para correr com uma fratura no esterno.
Até agora, Seb correu 13.000 kms e planeia ter feito mais 50 km até ao final do ano.
A corrida mais longa que fez foi de 24 kms, no seu aniversário, em agosto, quando atravessou as sete colinas de Edimburgo em menos de quatro horas.
Leia Também: Mãe de Alex Batty "passou verão em caravana com identidade falsa"