Islândia. Turistas devem "pensar quatro vezes" antes de visitarem vulcão
Um homem teve de ser resgatado pela polícia após ter ficado "exausto, com frio e em choque a meio caminho da erupção".
© Micah Garen/Getty Images
Mundo Islândia
A polícia islandesa advertiu os turistas que pensem em se aproximarem do vulcão perto de Grindavík, que entrou em erupção na segunda-feira à noite, que devem "pensar quatro vezes" antes de o fazerem, após um montanhista ter-se perdido nas montanhas e ser resgatado de helicóptero.
Após a erupção na madrugada de segunda para terça-feira, que se sucedeu a várias semanas de intensa atividade sísmica, uma boa vista da lava e da cratera tem sido muito procurada por entusiastas de vulcões - sendo que há bastantes na Islândia, por ser o país com maior atividade sísmica e vulcânica no Atlântico Norte.
No entanto, a rota para o local implica andar a pé entre 18 a 20 quilómetros. A polícia partilhou, citada pelo The Guardian, informações que "esperemos forcem as pessoas a pensar quatro vezes antes de começarem".
"Os primeiros 500 metros são um caminho decente, mas depois, lava dura instala-se e é difícil de atravessar. Deve-se assumir que são precisas entre quatro a cinco horas para um montanhista experiente, isto não é para qualquer um", afirmaram as autoridades, considerando esta forma de turismo "extremamente desafiante".
Na terça-feira, um homem teve de ser resgatado pela polícia após ter ficado "exausto, com frio e em choque a meio caminho da erupção".
Enjoy some insane drone footage of Iceland’s volcano. The drone didn’t survive, but the footage did. Skilled piloting by @airbazoo pic.twitter.com/Ck75qFvaNP
— Ethan Blagg 🤖 (@ethanblagg) December 19, 2023
Além disso, as superfícies molhadas devem congelar esta quarta-feira devido ao feroz inverno islandês, pelo que a instabilidade do terreno e a "considerável poluição e incerteza na área" torna a visita ao vulcão perigosa.
Os vulcões na Islândia têm sido visitados recentemente por locais, cientistas e turistas internacionais, aproveitando as muitas erupções e atividade sísmica na península de Reykjanes. A erupção desta semana, considerada única pelos especialistas pela forma como a lava tem-se espalhado pela fissura, além da forma como a intensidade da luz tem pintado os céus da região de laranja brilhante, torna a visita ainda mais apetecível, embora difícil.
Segundo a autoridade meteorológica da Islândia, esta quarta-feira, o poder, a deformação e atividade sísmica começaram a decrescer.
Leia Também: Homem resgatado depois de se perder junto a erupção vulcânica na Islândia
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com