A Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (NASA, na sigla em inglês) publicou, na terça-feira, a fotografia de um aglomerado de estrelas e gás que traz o espírito natalício até aos olhos dos utilizadores.
A imagem partilhada, e recentemente descoberta, mostra aquilo que parece ser uma árvore de natal - não só pelo brilho, como pela cor.
O 'Aglomerado da Árvore de Natal', como foi denominado, é uma formação de estrelas jovens - algumas que, segundo a NASA, são maiores do que o sol. As estrelas terão idades entre um e milhões de anos e o aglomerado de estrelas localiza-se na Via Láctea, a 2.500 anos-luz da Terra.
"Está a começar a parecer o cosmos", escreveram os cientistas numa publicação partilhada na rede social X (antigo Twitter), numa referência à música natalícia 'It's Beginning To Look A Lot Like Christmas' ['Começa-se a parecer muito com o Natal', na tradução livre].
Mas em vez dos ramos, o verde desta 'árvore' são gases, enquanto os pontos brilhantes azuis e brancos são as estrelas a emitir raios-X.
It's beginning to look a lot like cosmos.
— NASA (@NASA) December 19, 2023
Our @ChandraXray Observatory recently spotted the blue-and-white lights that decorate the "Christmas Tree Cluster," a swarm of stars and gas some 2,500 light-years from Earth: https://t.co/VT2WaLgp77 pic.twitter.com/HrnrmxRyd7
Leia Também: Menino pede a Pai Natal “uma casa que não tenha mofo”