"Apoio contínuo e inabalável". Ucrânia recebe última parte da ajuda da UE

O primeiro-ministro Denys Shmyhal aproveitou para agradecer o apoio de Ursula Von der Leyen, de Valdis Dombrovskis e dos líderes dos Estados-Membros da UE.

Notícia

© Hennadii Minchenko / Ukrinform/Future Publishing via Getty Images

Notícias ao Minuto com Lusa
21/12/2023 13:24 ‧ 21/12/2023 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo

Guerra na Ucrânia

A Ucrânia recebeu a última tranche no valor de 1,5 mil milhões de euros do pacote de 18 mil milhões de euros de ajuda financeira da União Europeia para este ano.

"Hoje recebemos os últimos 1,5 mil milhões de euros do pacote de ajuda financeira de 18 mil milhões de euros. Esperamos um apoio contínuo e inabalável da UE", afirmou revelou o primeiro-ministro Denys Shmyhal esta quinta-feira na rede social X (antigo Twitter), agradecendo ainda o apoio nos "tempos difíceis" à presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, ao vice-presidente executivo da Comissão Europeia com a pasta financeira, Valdis Dombrovskis e aos líderes dos Estados-Membros da UE.

Na sequência da invasão da Rússia, avança a agência Reuters, a economia do país depende em grande medida do apoio financeiro dos parceiros. No entanto, Kyiv tem vivido tempos de preocupação com a continuidade deste apoio, uma vez que os novos pacotes foram bloqueados até à data, tanto na UE como nos Estados Unidos.

No próximo ano, a Ucrânia espera receber 18,5 mil milhões de euros da UE e ainda mais de 8 mil milhões de dólares provenientes de um pacote de ajuda dos EUA, que inclui também assistência militar.

A votação de ambos os pacotes foi adiada para o início de 2024, destaca ainda a agência noticiosa.

Recorde-se que, tendo em conta este programa de assistência macrofinanceira (em empréstimos) e outras verbas para ajudar a Ucrânia a fazer face às necessidades urgentes necessidades urgentes no terreno, a UE já mobilizou um total de 25,2 mil milhões de euros para o país desde o início da guerra, causada pela invasão russa em fevereiro de 2022.

Os líderes da UE vão reunir-se num Conselho Europeu extraordinário a 1 de fevereiro para tentar alcançar um acordo sobre a reserva financeira de apoio à Ucrânia, incluída na revisão do orçamento plurianual.

Na semana passada, não foi possível alcançar um acordo no Conselho Europeu sobre a revisão do Quadro Financeiro Plurianual (QFP) 2024-2027, no qual está prevista uma reserva financeira de 50 mil milhões de euros de apoio à reconstrução e modernização da Ucrânia.

Nesta discussão, que requer unanimidade entre os líderes europeus, manteve-se sempre prevista a mesma verba de 17 mil milhões de euros em subvenções para modernização e reconstrução da Ucrânia, de uma reserva financeira de 50 mil milhões de euros (que conta ainda com 33 mil milhões de euros em empréstimos), como o executivo comunitário havia proposto.

Leia Também: Bruxelas conclui assistência de 18 mil milhões para a Ucrânia

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas