Tiroteio em Praga faz 14 mortos. Atirador era estudante de 24 anos

Há ainda registo de 25 feridos.

Notícia

© Twitter / @V_of_Europe

Notícias ao Minuto
21/12/2023 14:47 ‧ 21/12/2023 por Notícias ao Minuto

Mundo

Violência

Um tiroteio numa universidade de Praga, capital da República Checa, fez esta quinta-feira 14 mortos, além do atirador, confirmou a polícia do país. Há ainda dezenas de feridos, vários em estado grave.

O presidente da polícia, Martin Vondrášek, adiantou, citado pela estação pública CT24, que há ainda registo de 25 feridos.

O autor do tiroteio foi identificado como um estudante de 24 anos da Universidade Charles.

O presidente da Câmara de Praga, Bohuslav Svoboda, adiantou também que o estudante terá tirado a própria vida. Já a CNN Prima NEWS revela que antes do tiroteio, o agressor terá matado o pai.

Anteriormente os Serviços de Emergência Médica de Praga, avançaram que havia registo de "11 mortos, incluindo o atirador, nove feridos graves, 5/6 feridos moderadamente graves e cerca de dez feridos ligeiros".

"Os números podem ainda mudar", alertou também o serviço na rede social X (antigo Twitter).

Anterior a polícia checa havia adiantado que, "com base nas primeiras informações", foram registados "vários mortos e feridos".

Alguns minutos depois, a mesma força de autoridade avançou que o atirador tinha sido "abatido". "O atirador foi abatido. Todo o edifício está a ser evacuado e há vários mortos e dezenas de feridos no local", acrescentaram, conforme pode ver mais abaixo.

De acordo com os meios de comunicação social locais, o agressor usou uma arma de cano longo com mira para atingir as vítimas.

As autoridades já fizeram um perímetro em redor da Praça Jan Palach e áreas circundantes. 

O primeiro-ministro da República Checa, Petr Fiala, afirmou que "devido aos trágicos acontecimentos na Faculdade de Filosofia de Praga" decidiu cancelar uma visita de trabalho à cidade de Olomouc e vai regressar a Praga. 

"Estou em contacto com o Ministro do Interior e com a Polícia da República Checa. Peço a todos os cidadãos que respeitem as recomendações", adiantou.

Também o presidente do país, Petr Pavel, afirmou estar "chocado com os acontecimentos" e expressou "profundo pesar e sinceras condolências às famílias e parentes das vítimas do tiroteio".

"Quero agradecer aos cidadãos o facto de terem respeitado as instruções das forças de segurança e de terem prestado a máxima cooperação", escreveu no X.

A presidente da Comissão Europeia manifestou-se hoje "chocada" com a "violência sem sentido" e apresentou as condolências às famílias das vítimas.

"Estou chocada com a violência sem sentido de um tiroteio que acabou com a vida de várias pessoas", escreveu Ursula von der Leyen na rede social X (antigo Twitter).

A presidente do executivo comunitário apresentou as "mais profundas condolências" às famílias das vítimas: "Estamos convosco e fazemos juntos o luto".

[Notícia atualizada às 19h46]

Leia Também: Homem que provocou tiroteio em São Paulo é um milionário brasileiro

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas