O primeiro prémio da Lotaria de Natal espanhola, popularmente conhecido como 'El Gordo', foi esta sexta-feira atribuído ao número 88.008, após cerca de quatro horas de sorteio no Teatro Real de Madrid. São quatro milhões de euros.
Foi um dos 'El Gordo' que mais demorou a sair, passando já das 13h00 (12h00 em Portugal continental) quando se ficou a conhecer.
O sorteio realiza-se há mais de 200 anos, tendo a primeira edição acontecido a 18 de dezembro de 1812, em Cádiz, no sul de Espanha. O pagamento começou a fazer-se em reais, passou aos escudos de prata, depois às pesetas e, de momento, é entregue em euros, numa das cerimónias mais icónicas do ano em Madrid.
Ao todo, foram entregues 2,54 mil milhões de euros em prémios nesta edição de 2023.
Espreite na galeria que acompanha esta notícia as imagens do sorteio, das celebrações e do ambiente nas ruas neste dia de Lotaria de Natal em Espanha.
Mas, afinal, como funciona este sorteio?
O esquema é sensivelmente o mesmo há mais de 200 anos: pequenas bolas de madeira, cada uma delas a pesar exatamente 3 gramas, com números inscritos, são introduzidas em duas esferas metálicas. Uma deles contém as bolas com os respetivos prémios, que vão de mil euros a quatro milhões de euros, e o outro contém as bolas com os respetivos números em que os espanhóis podem apostar.
Os alunos do Colégio de Santo Ildefonso sobem aos pares, tal como é tradição, ao palco do Teatro Real. Um deles responsável por ler o número da aposta que saiu da esfera e o outro por ler o prémio correspondente, também assinalado na respetiva bolinha que é expelida da outra esfera metálica.
Os bilhetes de apostas para esta lotaria, que começaram a ser vendidos em julho, são compostos por um número pré-determinado, que vai de 00.000 a 99.999. Os 10.600 pontos de venda licenciados estão espalhados por todo o país, e cada um vende um conjunto específico de números. O mesmo número pode ser vendido, no entanto, em vários pontos.
Cada bilhete está dividido em dez décimos, custando cada um desses décimos 20 euros. Cada apostador pode comprar a quantidade de décimos que quiser, sendo que, quantos mais comprar, maior será o prémio. Este ano, cada um dos números tinha 1.850 décimos à venda.
A título de exemplo, os apostadores que compraram um décimo do bilhete com o número 88.008 - grande vencedor de 2023 - pagaram 20 euros pela aposta e vão receber um prémio de 400 mil euros. Por outro lado, aqueles que tenham comprado um bilhete inteiro - entenda-se, 10 décimos - desse mesmo número, venceram um prémio de quatro milhões de euros.
Leia Também: Homem ganha 50 mil dólares na lotaria com chave que herdou da mãe