"Estou aqui, dispara!" Jornalista tentou distrair atirador de Praga

O jornalista tem sido encarado como um herói na imprensa checa, ainda que tenha descartado esse título.

Notícia

© Getty Images

Notícias ao Minuto
22/12/2023 23:03 ‧ 22/12/2023 por Notícias ao Minuto

Mundo

Praga

Um jornalista tentou distrair o atirador que, na quinta-feira, provocou 13 mortos e 25 feridos durante um ataque na Faculdade de Letras da Universidade Charles, na capital da República Checa.

"Hey, c*****, estou aqui, dispara para aqui!", gritou Jiri Forman, que procurava ajudar os alunos no local a fugir.

O homem, que disse ter experiência enquanto jornalista em zonas de guerra, conseguiu evitar ser atingido pelo estudante de 24 anos que disparava desde o telhado da Faculdade de Belas Artes.

Segundo contou à agência Reuters, Forman forneceu informações às autoridades sobre os movimentos de David Kozak, enquanto filmava o ataque no telemóvel.

O jornalista tem sido encarado como um herói na imprensa checa, ainda que tenha descartado esse título.

"Onde estava era absolutamente seguro, não havia ninguém e sabia que poderia esconder-me. Se ele atirasse na minha direção, as pessoas teriam a oportunidade de se proteger. Gritei com ele e ele começou a atirar na minha direção", explicou.

A partir do mesmo local, as autoridades dispararam contra o estudante, que tinha licença de porte de armas. Quando soube que a polícia estava próxima de o apanhar, o jovem terá colocado termo à própria vida. Contudo, as autoridades estão a tentar apurar se David Kozak morreu pelos próprios meios, ou se foi abatido.

De qualquer modo, desde as 12h26 (11h26 em Lisboa) que a polícia estava a perseguir o suspeito, depois de ter sido alertada de que este teria enviado uma mensagem com pensamentos suicidas a um amigo.

As autoridades encontraram o corpo do pai do atirador na residência de ambos, em Hostouň, pelas 12h40 (11h40 em Lisboa). Descobriram, depois, que o jovem teria uma aula às 14h00, pelo que ordenaram a evacuação do edifício. Contudo, o estudante dirigiu-se a outro local da universidade, onde abriu fogo.

O ataque, que culminou com a morte do atirador, terá durado cerca de 21 minutos.

Além das vítimas na universidade e do pai, David Kozak terá também matado um homem e a sua bebé de dois meses, na semana passada.

Leia Também: Atirador de Praga partilhou fantasias sobre tiroteios e homicídios online

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas