Um grande tubarão branco, que tem sido rastreado por investigadores há anos, apareceu no primeiro dia do ano na costa da Florida, perto de Daytona Beach, Estados Unidos.
Ao que noticia a CBS News, Breton é um grande tubarão branco de três metros e sete centímetros que a organização sem fins lucrativos de ciências marinhas OCEARCH tem rastreado desde 2020.
O tubarão adulto foi marcado pela primeira vez por investigadores em setembro daquele ano perto da Ilha Scatarie, na Nova Escócia, o que significa que desde 2020 fez um viagem de quase 55 mil quilómetros até as águas da Florida, durante os anos seguintes. No início de dezembro, Breton foi detetado no Atlântico Norte, em linha com a Nova Inglaterra.
Mas Breton não é o único tubarão branco a aparecer recentemente ao longo da costa atlântica do estado norte-americano. Em 28 de dezembro, um tubarão juvenil chamado Penny foi avistado mais a sul, perto de Boynton Beach, e foi rastreado dias depois em Florida Keys.
Bob Hueter, consultor sénior da OCEARCH disse à CBS News WKMG que os tubarões estão a ter um momento de "pássaro de neve de inverno". "Os tubarões começam a dirigir-se para sul, no outono, à medida que as temperaturas descem para norte. Temos provavelmente cerca de uma dúzia de espécies em movimento neste momento", explicou.
Hueter revelou ainda à estação que a migração dos tubarões começou em meados de outubro e durou aproximadamente até ao início de dezembro, época em que muitos tubarões estão "na costa leste da Flórida".
Leia Também: Homem armado invade Supremo Tribunal do Colorado nos EUA