Mais de 100 animais foram resgatados, principalmente cães bebés de diferentes raças, na sequência de uma operação que visava o desmantelamento de uma organização criminosa que se dedicava à criação e venda de cães e gatos.
Durante as buscas, realizadas pela Polícia Nacional, foram "localizados restos mortais enterrados e medicação usada para eutanasiar animais", refere a autoridade através de um comunicado.
A operação ocorreu na sequência de uma denúncia sobre um grupo organizado que importava cães e gatos bebés de países do Leste da Europa que eram vendidos com documentos falsificados, em Espanha.
Os animais eram trazidos para o território espanhol via "transporte rodoviário e chegavam a fazer viagens de mais de 15 horas", num espaço reduzido, "sem comer ou beber".
Na sequência da ação, oito pessoas foram detidas nas províncias de Madrid e Girona pelos crimes de maus-tratos continuados de animais, fraude, usurpação de funções, falsificação de documentos e participação em organização criminosa.
Os agentes da Polícia Nacional conseguiram apreender "passaportes e registos veterinários, blocos de receitas, carimbos veterinários e medicamentos". Além disso, foram ainda "bloqueadas contas bancárias e depósitos da organização em quatro entidades financeiras".
Os animais eram colocados à venda em anúncios colocados em diversos sites ou na página online da rede.
"Todos os animais disponíveis eram destinados à venda, fossem eles saudáveis, doentes ou incubados com doenças infeciosas, o que às vezes até causava a morte do animal logo após a venda", refere ainda a nota da Polícia Nacional.
Leia Também: Gatos vadios conquistam prisão do Chile (e coração dos reclusos)