Um pouco à semelhança do que acontece em Portugal, também o sistema de saúde espanhol tem-se visto a braços com o aumento do número de casos de gripe e Covid.
Em algumas localidades, a obrigatoriedade do uso de máscaras nos centros de saúde já foi imposta e, esta segunda-feira, o ministério da Saúde solicitou às comunidades autónomas que a licença médica de três dias para quem tem doença ligeira possa ser autodeclarada, de modo a aliviar a pressão nos centros de saúde.
"Um certo cansaço vacinal" é um dos motivos para o aumento de casos, aponta o epidemiologista Alfredo Corell.
Segundo este especialista, nos últimos anos "vacinámos muito, sobretudo para a Covid mas também para a gripe. Este ano, com o fim do alerta sanitário da pandemia, creio que as pessoas não deram importância à vacina da gripe", refere o mesmo especialista.
A par disso, defende, continua a haver muita informação partilhada por aqueles que são contra as vacinas. Por outro lado, houve um certo relaxamento por parte do Governo e das autoridades sanitárias no que diz respeito a campanhas a incentivar à vacinação. Assim, prevalecem aqueles que não se vacinam.
Leia Também: Espanha obriga a uso de máscara nos centros de saúde a partir de 4ª-feira