Líder dos Hutis garante que ataques dos EUA não ficarão sem resposta

O principal líder dos rebeldes Hutis do Iémen, Abdelmalek al-Huti, avisou hoje que qualquer agressão dos EUA contra o movimento xiita apoiado pelo Irão "nunca ficará sem resposta".

Notícia

© Iémen

Lusa
11/01/2024 17:03 ‧ 11/01/2024 por Lusa

Mundo

Iémen

"Enfrentaremos a agressão americana. Qualquer agressão americana nunca ficará sem resposta", disse o líder Huti num discurso televisionado, depois de Washington ter dito que agiria contra o grupo se as suas ações terroristas continuassem no Mar Vermelho, onde o movimento tem lançado 'drones' contra navios.

Al-Huti ameaçou que o seu grupo aumentará a atividade no Mar Vermelho, ao mesmo tempo que explicou que os ataques que tem lançado desde 19 de novembro contra navios comerciais nesta importante rota marítima estão a ser "muito eficazes e impactantes".

O líder dos Hutis garantiu que estas ações -- que assumiu serem de apoio ao grupo islamita Hamas na Faixa de Gaza - "provocaram duros golpes na economia do inimigo sionista (Israel) e estenderam os seus efeitos àqueles que o apoiam abertamente", numa referência aos Estados Unidos e ao Reino Unido.

"Não importa quantos mártires iremos sacrificar, isso não afetará a nossa posição. Não enfraquecerá a nossa posição, não prejudicará a nossa determinação nem diminuirá o nosso compromisso e firmeza", assegurou Al-Huti.

O insurgente lembrou que o seu movimento sacrificou milhares de combatentes que enfrentam a coligação militar liderada pela Arábia Saudita e apoiada pelos Estados Unidos na guerra do Iémen desde 2015.

Al-Huti disse ainda que o seu movimento está "mais determinado do que nunca para continuar a atacar os navios associados a Israel", apesar das ameaças de Washington de responder a estes ataques.

Leia Também: Conselho de Segurança exige fim de ataques Hutis a navios do Mar Vermelho

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas