Homem procurado após cair em fenda aberta por erupção na Islândia
Buscas estão a decorrer desde quarta-feira.
© KJARTAN TORBJOERNSSON/AFP via Getty Images
Mundo Islândia
Um homem, que caiu numa fenda aberta no solo, após a erupção de um vulcão, na Islândia, no mês passado, está a ser procurado por equipas de resgate desde quarta-feira.
De acordo com a Sky News, que cita a imprensa local, o homem trabalhava para preencher fendas provocadas por sismos e pela atividade vulcânica, na cidade de Grindavik.
As buscas estão a decorrer desde quarta-feira, mas, na noite de quinta-feira, tiveram de ser interrompidas devido a uma queda de pedras.
"À meia-noite, tivemos de interromper as buscas porque não podíamos garantir a segurança das pessoas que estavam a trabalhar na fenda", disse Ulfar Ludviksson, chefe da polícia do Sul da Islândia.
Entre os trabalhos a decorrer está a tentativa de alargar a abertura da fenda, que só permitia que entrassem duas pessoas de cada vez, sendo as condições descritas como "muito difíceis e exigentes".
"É muito fundo. São dezenas de metros até ao fundo. Há água muito abaixo desta área de trabalho onde os socorristas estão a trabalhar", disse. "Há dois homens que descem num cesto e ficam lá em baixo durante cerca de 10 minutos. Depois sobem e os outros dois assumem o controlo", especificou.
Recorde-se que, no passado mês de dezembro, começou uma erupção vulcânica a sul da capital da Islândia, numa área onde a atividade sísmica foi muito intensa em novembro. A erupção, a quarta em três anos, começou a poucos quilómetros a nordeste de Grindavík.
Leia Também: Hamas ameaça que ataques no Iémen terão repercussões regionais
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com