O diretor que ficou ferido durante um tiroteio numa escola no Iowa, Estados Unidos, no passado dia 4 de janeiro, morreu após 10 dias hospitalizado.
Dan Marburger estava entre os três funcionários e quatro estudantes que ficaram feridos depois de um aluno, de 17 anos, abrir fogo na Escola Secundária de Perry. Um aluno, de 11 anos, morreu.
Dan Marburger encontrava-se clinicamente estável após o tiroteio, mas acabou por morrer no domingo, tal como informou, em comunicado, a governadora Kim Reynolds.
"Todo o nosso Estado está devastado com a notícia da morte de Dan Marburger", disse Reynolds. "Dan colocou-se corajosamente em perigo para proteger os seus alunos e acabou por dar a sua própria vida para os salvar. Será para sempre recordado pelos seus atos altruístas e heroicos. Que descanse em paz", acrescentou.
A filha do diretor escolar precisou, numa publicação divulgada nas redes sociais, que o pai tentou acalmar o atirador e "distraí-lo" para que os estudantes pudessem fugir. Descreveu-o ainda como um "pai e uma pessoa incrível".
Marburger trabalhou nas escolas de Perry durante mais de 20 anos.
Recorde-se que as autoridades referiram que o atirador, que morreu, era também um estudante naquela escola. O suspeito foi identificado como Dylan Butler, um jovem de 17 anos. Junto do corpo foram encontradas uma espingarda e uma pistola de pequeno calibre.
As motivações não foram reveladas e o caso continua a ser investigado.
Leia Também: Queda de balão de ar quente faz quatro mortos no Arizona