O Ministério das Negócios Estrangeiros do Qatar anunciou esta terça-feira, dia 16 de janeiro, um acordo entre Israel e Hamas para entregar ajuda humanitária, tanto a vítimas das zonas mais afetadas como a reféns.
Este acordo, firmado em cooperação com a França, permitirá a entrega de medicamentos e outro tipo de ajuda humanitária a civis nas "áreas mais afetadas e vulneráveis" em Gaza em troca da entrega de medicamentos aos prisioneiros israelitas detidos.
Segundo o Aljazeera o porta-voz do ministério sublinhou a "continuação dos esforços com parceiros regionais e internacionais… particularmente em questões humanitárias e evacuação médica, no âmbito dos esforços do Qatar para pôr fim à guerra em Gaza".
O conflito em curso entre Israel e o Hamas foi desencadeado pelo ataque do movimento islamita em território israelita em 7 de outubro de 2023.
Nesse dia, cerca de 1.140 pessoas foram mortas, na sua maioria civis, mas também perto de 400 militares, segundo os últimos números oficiais israelitas.
Cerca de 240 civis e militares foram sequestrados, com Israel a indicar que mais de 100 permanecem na Faixa de Gaza.
Em retaliação, os bombardeamentos israelitas na Faixa de Gaza já mataram mais de 24 mil pessoas - na maioria mulheres, crianças e adolescentes - e fizeram mais de 60 mil feridos, também maioritariamente civis, segundo as autoridades do enclave palestiniano.
Leia Também: Presidente israelita irá a Davos com familiares dos reféns do Hamas